ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

La Casa de Papel inspira nutricionista que faz série sobre alimentação

Os primeiros episódios têm os nomes: "A Casa da Moeda Nutricional", "O Plano da Professora" e "Técnica Tókio", baseados na série.

Por Alana Portela | 03/06/2020 06:40
A nutricionista Jéssica Alves apontando para o celular, ferramenta em que grava as lives. (Foto: Arquivo pessoal)
A nutricionista Jéssica Alves apontando para o celular, ferramenta em que grava as lives. (Foto: Arquivo pessoal)

Fã de “La Casa de Papel”, Jéssica Alves cria versão “La Casa de Alimentação” para falar sobre a importância de comer bem, em Campo Grande. A série da Netflix conta a história de um roubo que aconteceu na Casa da Moeda de Espanha em Madrid, realizado por oito ladrões. O seriado é sucesso no mundo, e por isso a nutricionista lançou o quadro “Jéflix” no seu perfil do Instagram onde faz lives inspiradas nos personagens.

“Sou muito fã, comecei a observar como a série prendia a atenção das pessoas, porque é empolgante. Por mais que a história seja sobre um roubo, ela é tratada de uma forma envolvente, que quem assiste, acaba torcendo pelos ladrões. Precisava de algo assim, que chamasse a atenção dos seguidores, mas para falar de alimentação”, explica.

Aos 29 anos, Jéssica é criativa e simpática. Durante uma conversa com o Lado B, ela fala a proposta de unir o útil ao agradável. “Quero que as pessoas entendam a importância da alimentação na vida delas, não é só fazer dieta ou emagrecer. É para que entendam o ‘por que’ devem comer bem, o que impede disso acontecer, como podem fazer isso e o que devem comer”, diz.

A série foi dividida em quatro episódios e vem sendo transmitida às 20h, através de live, desde o começo desta semana. Quem não consegue acompanhar a exibição em tempo real, pode ter acesso ao conteúdo no feed da nutricionista, pois o material também vai para o IGTV.

Separe a pipoquinha e o suco verde para assistir ao Jéflix de hoje. (Foto: Jéssica Alves)
Separe a pipoquinha e o suco verde para assistir ao Jéflix de hoje. (Foto: Jéssica Alves)

O primeiro episódio foi “A Casa da Moeda Nutricional”, no qual Jéssica fala sobre comer bem, ser saudável e o que realmente alguém precisa comer para garantir o bem-estar.

O segundo foi “O Plano da Professora”, baseado nas características do “Professor”, da série. “É um planejamento de soluções para cada dificuldade porque o personagem sempre tem tudo muito bem planejado. Ele já sabia tudo que poderia dar errado no roubo e tinha um plano para cada coisa, isso fez com que o ataque desse certo e nada tirasse o foco dele”, conta.

Na primeira parte, Jéssica explica a necessidade de se alimentar bem. “A gente sempre fala sobre o ‘por que’ comer bem, mas antes de definir o que nos motiva, temos que entender o motivo de precisar disso e saber que diversos sintomas [doenças] estão ligados a má alimentação”.

Jéssica relata que boa parte das pessoas acha que é saudável, porém de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é bem-estar físico, mental e social. “Pessoas saudáveis não podem ser ansiosas, ter intestino preso, sofrer com rinite, sinusite. Os sintomas desses problemas são comuns, mas não normais. Quando a gente se alimenta bem, elimina esses sinais porque é um processo inflamatório causado por alimentos. Isso causa alterações no intestino e o intestino que funciona da forma certa, previne diversas doenças”.

Confira a programação do episódio de hoje, às 20h. (Foto: Jéssica Alves)
Confira a programação do episódio de hoje, às 20h. (Foto: Jéssica Alves)

“Tem que comer bem para se livrar desses sintomas, ter qualidade de vida, saúde para ser mais produtiva no trabalho, estudar melhor, ter controle sobre alimentação e não ficar ansioso. Quando a pessoa descobre o que o alimento faz na vida dela, desvenda o motivo de se alimentar bem”, destaca.

O terceiro episódio “Técnica Tókio” será exibido hoje às 20h e é sobre como saber comer bem. “É associado a personagem que é agitada, destemida, mas quando precisou fazer uma cirurgia na Nairóbi, teve de ter atenção e controlar a ansiedade para salvar a vida da amiga. Essa live vai ser uma meditação guiada para a pessoa aprender a mastigar devagar, saborear o alimento e ter saciedade mais rápido”.

Conforme Jéssica, o que costuma impedir as pessoas de comerem bem é o descontrole no fim de semana, o fato de trabalhar fora de casa, almoçar fora, falta de tempo e organização. “Vamos descobrir o que acontece na rotina, que torna isso mais difícil e como solucionar o problema. Comer bem é comer com atenção plena, mastigando devagar, se dedicar ao momento, sentir o sabor, cheiro, cores do alimento, desta forma fica menos ansioso”.

O último é o “Método Nairóbi”, que vai ensinar como conquistar a liberdade alimentar. “A personagem sempre age rápido e, às vezes, a gente sabe que tem que agir, mas não age. Vou falar sobre como sair da zona de conforto e também o que pode comer para ter uma alimentação saudável”, afirma.

O última episódio é sobre o Método Nairóbi. (Foto: Jéssica Alves)
O última episódio é sobre o Método Nairóbi. (Foto: Jéssica Alves)

Na programação ela vai ensinar os seguidores o que é carboidrato, proteína, gordura, onde estão as vitaminas e minerais, e o motivo da caloria não ser tão relevante. “O mais importante é a qualidade do alimento. Comida de verdade são as coisas naturais, frutas, verduras, proteína”.

“Vou falar sobre esses alimentos e explicar o tipo de relação negativa que a gente faz com alimentos que não podem. Sim, podemos comer brigadeiro, lanche, pizza, mas depois que a gente aprende a comer do jeito certo, comemos com mais equilíbrio. Quanto mais se alimenta bem, mais liberdade se tem para comer o que gosta”.

Essa é a primeira temporada da série, mas Jéssica pretende dar continuidade nas produções. “Quero fazer outras séries fazendo analogia a seriados famosos”, diz. “Escolhi a quarentena porque tem muita gente ansiosa em casa descontando na comida. Não é porque não temos uma doença grave que a gente é saudável. A live é para levar nutrição de forma integrativa”.

Acompanhe as lives através do Instagram @jessicaalves.nutricionista

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.