ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

La Casa de Papel inspira nutricionista que faz série sobre alimentação

Os primeiros episódios têm os nomes: "A Casa da Moeda Nutricional", "O Plano da Professora" e "Técnica Tókio", baseados na série.

Alana Portela | 03/06/2020 06:40
A nutricionista Jéssica Alves apontando para o celular, ferramenta em que grava as lives. (Foto: Arquivo pessoal)
A nutricionista Jéssica Alves apontando para o celular, ferramenta em que grava as lives. (Foto: Arquivo pessoal)

Fã de “La Casa de Papel”, Jéssica Alves cria versão “La Casa de Alimentação” para falar sobre a importância de comer bem, em Campo Grande. A série da Netflix conta a história de um roubo que aconteceu na Casa da Moeda de Espanha em Madrid, realizado por oito ladrões. O seriado é sucesso no mundo, e por isso a nutricionista lançou o quadro “Jéflix” no seu perfil do Instagram onde faz lives inspiradas nos personagens.

“Sou muito fã, comecei a observar como a série prendia a atenção das pessoas, porque é empolgante. Por mais que a história seja sobre um roubo, ela é tratada de uma forma envolvente, que quem assiste, acaba torcendo pelos ladrões. Precisava de algo assim, que chamasse a atenção dos seguidores, mas para falar de alimentação”, explica.

Aos 29 anos, Jéssica é criativa e simpática. Durante uma conversa com o Lado B, ela fala a proposta de unir o útil ao agradável. “Quero que as pessoas entendam a importância da alimentação na vida delas, não é só fazer dieta ou emagrecer. É para que entendam o ‘por que’ devem comer bem, o que impede disso acontecer, como podem fazer isso e o que devem comer”, diz.

A série foi dividida em quatro episódios e vem sendo transmitida às 20h, através de live, desde o começo desta semana. Quem não consegue acompanhar a exibição em tempo real, pode ter acesso ao conteúdo no feed da nutricionista, pois o material também vai para o IGTV.

Separe a pipoquinha e o suco verde para assistir ao Jéflix de hoje. (Foto: Jéssica Alves)
Separe a pipoquinha e o suco verde para assistir ao Jéflix de hoje. (Foto: Jéssica Alves)

O primeiro episódio foi “A Casa da Moeda Nutricional”, no qual Jéssica fala sobre comer bem, ser saudável e o que realmente alguém precisa comer para garantir o bem-estar.

O segundo foi “O Plano da Professora”, baseado nas características do “Professor”, da série. “É um planejamento de soluções para cada dificuldade porque o personagem sempre tem tudo muito bem planejado. Ele já sabia tudo que poderia dar errado no roubo e tinha um plano para cada coisa, isso fez com que o ataque desse certo e nada tirasse o foco dele”, conta.

Na primeira parte, Jéssica explica a necessidade de se alimentar bem. “A gente sempre fala sobre o ‘por que’ comer bem, mas antes de definir o que nos motiva, temos que entender o motivo de precisar disso e saber que diversos sintomas [doenças] estão ligados a má alimentação”.

Jéssica relata que boa parte das pessoas acha que é saudável, porém de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é bem-estar físico, mental e social. “Pessoas saudáveis não podem ser ansiosas, ter intestino preso, sofrer com rinite, sinusite. Os sintomas desses problemas são comuns, mas não normais. Quando a gente se alimenta bem, elimina esses sinais porque é um processo inflamatório causado por alimentos. Isso causa alterações no intestino e o intestino que funciona da forma certa, previne diversas doenças”.

Confira a programação do episódio de hoje, às 20h. (Foto: Jéssica Alves)
Confira a programação do episódio de hoje, às 20h. (Foto: Jéssica Alves)

“Tem que comer bem para se livrar desses sintomas, ter qualidade de vida, saúde para ser mais produtiva no trabalho, estudar melhor, ter controle sobre alimentação e não ficar ansioso. Quando a pessoa descobre o que o alimento faz na vida dela, desvenda o motivo de se alimentar bem”, destaca.

O terceiro episódio “Técnica Tókio” será exibido hoje às 20h e é sobre como saber comer bem. “É associado a personagem que é agitada, destemida, mas quando precisou fazer uma cirurgia na Nairóbi, teve de ter atenção e controlar a ansiedade para salvar a vida da amiga. Essa live vai ser uma meditação guiada para a pessoa aprender a mastigar devagar, saborear o alimento e ter saciedade mais rápido”.

Conforme Jéssica, o que costuma impedir as pessoas de comerem bem é o descontrole no fim de semana, o fato de trabalhar fora de casa, almoçar fora, falta de tempo e organização. “Vamos descobrir o que acontece na rotina, que torna isso mais difícil e como solucionar o problema. Comer bem é comer com atenção plena, mastigando devagar, se dedicar ao momento, sentir o sabor, cheiro, cores do alimento, desta forma fica menos ansioso”.

O último é o “Método Nairóbi”, que vai ensinar como conquistar a liberdade alimentar. “A personagem sempre age rápido e, às vezes, a gente sabe que tem que agir, mas não age. Vou falar sobre como sair da zona de conforto e também o que pode comer para ter uma alimentação saudável”, afirma.

O última episódio é sobre o Método Nairóbi. (Foto: Jéssica Alves)
O última episódio é sobre o Método Nairóbi. (Foto: Jéssica Alves)

Na programação ela vai ensinar os seguidores o que é carboidrato, proteína, gordura, onde estão as vitaminas e minerais, e o motivo da caloria não ser tão relevante. “O mais importante é a qualidade do alimento. Comida de verdade são as coisas naturais, frutas, verduras, proteína”.

“Vou falar sobre esses alimentos e explicar o tipo de relação negativa que a gente faz com alimentos que não podem. Sim, podemos comer brigadeiro, lanche, pizza, mas depois que a gente aprende a comer do jeito certo, comemos com mais equilíbrio. Quanto mais se alimenta bem, mais liberdade se tem para comer o que gosta”.

Essa é a primeira temporada da série, mas Jéssica pretende dar continuidade nas produções. “Quero fazer outras séries fazendo analogia a seriados famosos”, diz. “Escolhi a quarentena porque tem muita gente ansiosa em casa descontando na comida. Não é porque não temos uma doença grave que a gente é saudável. A live é para levar nutrição de forma integrativa”.

Acompanhe as lives através do Instagram @jessicaalves.nutricionista

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias