ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

Maluco beleza do asfalto: ele viaja de moto e completou sete maratonas em 2013

Angela Werdemberg | 13/01/2014 06:39
Maluco beleza do asfalto: ele viaja de moto e completou sete maratonas em 2013

Aventurar-se a viajar de moto significa aprender a carregar o necessário. Nem muita bagagem e nem pouca a ponto de passar apuros. Uma verdadeira tarefa de equilíbrio que Dario Miranda, de 48 anos, encarou algumas vezes no ano passado.

A moto é o meio de locomoção oficial do agente fiscal da IAGRO, que pegou a estrada em busca de alta velocidade na Maratona em Movimento, em Goiânia. Nas rodovias o foco não é a velocidade, esclarece o atleta. “A sensação de liberdade, o vento no rosto e o objetivo de voltar para casa bem e com mais uma história são os meus objetivos".

Dario viaja sempre acompanhado do indispensável: um par de tênis, meia e a segunda pele de cor preta que ele usa nas competições. “As camisetas que vem no kit das competições são sempre enormes. O mais sacrificante na corrida é o sol. Um dia um amigo sugeriu que eu corresse com uma segunda pele. Acatei a sugestão e a partir daí, sempre uso manga comprida. Jogo água no corpo e consigo manter a temperatura agradável, durante a prova”.

Dário também é figura carimbada entre os fazendeiros de Mato Grosso do Sul. Trabalha com vacinação há 25 anos e, com a cabeleira longa e cavanhaque ao estilo Raul Seixas, foge bastante à moda cowboy. “Gosto de ser diferente”. Dario começou a correr justamente para evitar o preconceito com seu estilo alternativo. “Estava acima do peso e precisava melhorar a minha agilidade no trabalho para ganhar confiança e ter credibilidade, já que meu estilo não ajudava muito”.

Maluco beleza do asfalto: ele viaja de moto e completou sete maratonas em 2013
Maluco beleza do asfalto: ele viaja de moto e completou sete maratonas em 2013

Com as capivaras - Incentivado pelos colegas de trabalho, em 2011, Dario começou a difícil missão de trotar 500 metros. A meta de correr 42 quilômetros foi estabelecida quando estava em Ponta Porã e ouviu no rádio uma reportagem sobre a Maratona do Fogo.

“Pensei comigo. Um dia ainda vou fazer esta prova. Voltei para Campo Grande e mandei ver nos treinos. Como estava pesado, comecei treinando tiro na grana perto do aeroporto. Eu e os amigos acabamos apelidando o nosso local de corrida de Trieiro das Capivaras”.

Se algum sul-mato-grossense fez mais maratona que Dario em 2013 que se manifeste, por favor. O atleta fez nada mais, nada menos que sete provas de 42 quilômetros e uma "ultramaratona" de 115 quilômetros. Ele é o cara que quase todo campo-grandense já viu correndo pelas ruas de nossa Capital. “Monto meu treino de cabeça. Não tenho treinador. Eu que decido qual será a minha dose diária de loucura”, brinca o maratonista.

“Tenho como meta chegar aos cinquenta anos com 15 maratonas. Meu melhor tempo, por enquanto, foi de 3h11min", descreve o atleta. Chegar à meta parece fácil para quem já fez 10 maratonas das 15 programadas. Três em 2012 e sete em 20013. Este ano, Dario quer ir de moto praticamente em todas as maratonas que irá participar. “Fica bem mais em conta pra mim”.

Inspirado naquela velha frase do Raul Seixas: “o sonho do careta é a realidade do maluco”, Dario se despede da nossa equipe para iniciar mais uma aventura com quatro amigos sem destino certo e sem um formato muito engessado e definido, como da maioria dos atletas. “O previsto era treinar aqui no Parque dos Poderes, mas tem um pessoal querendo ir para a areia no Belmar Fidalgo. Vamos decidir agora”.

Nos siga no Google Notícias