A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

08/04/2018 07:50

Oficina de preparo de doces sem açúcar ensina mousse de maracujá com uvas passas

Thaís Pimenta
Onze pessoas participaram da oficina de doce sem açúcares do instituto neste sábado. (Foto: Thaís Pimenta)Onze pessoas participaram da oficina de doce sem açúcares do instituto neste sábado. (Foto: Thaís Pimenta)

Pela vida com menos doenças causadas pela alimentação ruim, o Instituto Aleema realiza ações, cursos e até mesmo programas completos para a mudança de hábitos alimentares, de consumo e incentiva o autocuidado. Neste sábado, a médica homeopata Nazira Scaff, responsável pelo projeto, ministrou um curso para ensinar a produzir doces sem açúcar. 

E para mostrar que muita coisa pode ser doce, sem precisar de açúcar refinado, a lista de receitas teve bolo de chocolate, bolo branco de aniversário, tortas de morango e de maçã, brigadeiro, beijinho, olho de sogra, sorvete, mousse de maracujá, picolé e arroz doce. Simone Caldas, funcionária do Aleema, foi quem auxiliou no passo a passo para os onze alunos presentes na tarde de gostosuras. "Esses doces você pode comer sem culpa", diz ela.

Mas quem ouve assim, de supetão, acha impossível consumir qualquer tipo de doce sem o açúcar refinado, porém Simone e Nazira explicam: "A gente usa a frutose que vem, geralmente, de frutas secas como as passas, a tâmara, o damasco e a banana". Ao experimentar, você pode até sentir um pouco de falta daquele sabor de doceria, mas basta provar pela segunda vez que o paladar se acostuma.

Os ingredientes usados são acessíveis, fáceis de serem encontrados e com preço normal. "A gente não escolhe aqueles ingredientes da moda. É tudo o mais prático possível".

A médica explica que o curso vai muito além de ensinar receitas. "Nosso foco é fazer a pessoa refletir sobre os seus hábito alimentares afim de que ela mesma tome consciência do mal que está fazendo para o seu corpo e, consequentemente, para o de toda a sua família, e assim tome a inciativa de melhorá-los".

Antes de irem, de fato, para a cozinha, os participantes conversam em grupo com Nazira. "Eles experimentam um desses doces e relatam o que sentiram, o que lhes fizeram estar aqui nesse momento, vai muito além". Das 11 pessoas, dez eram mulheres e o único homem era um menino de 12 anos, filho de uma das presentes. 

O instituto nasceu em 2012, quando a Organização Mundial da Saúde anunciou que a sociedade passava por um surto de doenças crônicas não transmissíveis."É um espaço de saberes para aqueles que já se sentiram tocados em relação a esses pontos. Ela completa: "colocar venenos dentro do seu corpo sem pensar promove uma baixa qualidade de vida e o empobrecimento porque sem equilíbrio você precisa gastar dinheiro indo a médicos e comprando remédios".  

Esses cursos pontuais fazem parte do Programa Comunidade de Autocuidado, que promove encontros mensais de 4 horas aula. Podem participar pessoas que estão no projeto ou aqueles que se interessem pelo tema pontualmente. O valor da aula é de R$ 450 e do Programa de R$ 1.200.

Abaixo, o instituto Aleema ensina como preparar um Mousse de Maracujá totalmente puro, sem conservantes, açúcares ou corantes. Confira:

 

Mousse de maracujá (esquerda) e arroz doce (direita). (Foto: Thaís Pimenta)Mousse de maracujá (esquerda) e arroz doce (direita). (Foto: Thaís Pimenta)

Ingredientes

200g de creme de leite fresco

250ml de leite frio

2 colheres de gelatina incolor em pó

5 xícaras de uvas passas brancas

2 maracujás grandes ou 3 pequenos

2 sachês de gelatina incolor sem sabor

Calda

2 xícaras de uvas passas brancas liquidificadas com um copo de água e a polpa de um maracujá pequeno.

Modo de fazer

Mousse - Bata no liquidificador 1 copo de água, a polpa de 1 maracujá com as sementes e depois coe. O líquido obtido é o leite de coco. Bata novamente este suco com 3 xícaras de passas, o creme de leite e o leite até formar um creme e acrescente a gelatina dissolvida e 2 colheres de sopa de água morna. Coloque numa vasilha e leve ao refrigerador.

Calda - Para fazer a cobertura do mousse use duas xícaras de uvas passas brancas e um copo de água. Bata levemente no liquidificador, depois coloque numa panela e leve ao fogo por 15 minutos, mexendo sempre até caramelizar. Acrescente o maracujá e coloque sobre o mousse.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Torta de maçã e de morango. (Foto: Thaís Pimenta)Torta de maçã e de morango. (Foto: Thaís Pimenta)
Docinhos diversos. (Foto: Thaís Pimenta)Docinhos diversos. (Foto: Thaís Pimenta)
Bolo de chocolate sem açúcar também foi ensinado durante o curso do instituto. (Foto: Thaís Pimenta)Bolo de chocolate sem açúcar também foi ensinado durante o curso do instituto. (Foto: Thaís Pimenta)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.