ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

Para evitar contágio, melhor pagar conta no dinheiro ou cartão?

O dinheiro em papel é um meio transmissor, onde o vírus permanece por quatro dias e contamina fácil, passando de mão em mão

Alana Portela | 24/03/2020 07:42
Qual melhor forma de pagamento, dinheiro ou cartão? (Foto: Marcos Maluf)
Qual melhor forma de pagamento, dinheiro ou cartão? (Foto: Marcos Maluf)

Em meio à pandemia do Coronavírus, quase todos os moradores de Campo Grande vão ter contato com a doença. Isso porque, o dinheiro é um dos principais meios de transmissão, no qual o vírus pode permanecer até cinco dias intacto e ainda contaminar várias pessoas de uma só vez, passando de mão em mão.

O momento exige atenção, mas qual seria o melhor meio de evitar o contágio? Com pagamento em dinheiro ou cartão? Quem tira essas dúvidas é a médica, Gabriely Sacht. Ela é dermatologista e explicou ao Lado B os cuidados necessários para se prevenir da doença.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

“O cartão é a forma de pagamento mais tranquila, pois pode ser higienizado com álcool depois da compra”, explica. “Já o dinheiro é uma coisa contaminada, circula por muito tempo e passa por várias mãos”, completa a profissional da área da saúde.

A médica relata que a transmissão do Coronavírus é rápida e o vírus pode permanecer no papel por até cinco dias.  “Sobrevive de quatro a cinco dias e se alguém encostar pode pegar. Quem tiver contato com o dinheiro, pega e coloca na carteira, mas em seguida higienize as mãos com álcool gel”, orienta.

Se estiver num mercado e nele tiver banheiro onde se possa lavar as mãos, melhor ainda. “Tem que lavar da forma que está sendo orientada. Limpar os dedos, palma, planta e até o cotovelo. É uma lavagem completa, depois finalize com álcool gel. Carregue um contigo ou peça um pouco porque nos mercados estão disponíveis”.

Evite colocar as mãos no rosto, principalmente nos olhos, boca e nariz, isso pode ser decisivo para sua saúde.

O cartão, seja de crédito ou débito, ainda é a forma mais recomendada na prevenção. Isso porque, tem aqueles que fazem pagamentos automáticos via aproximação do cartão ou do celular. Outro meio usado é o Apple Watch, um relógio que paga ao se aproximar da maquininha. “São mais seguros, mesmo aqueles que não realizem por aproximação”, afirma a médica.

Os cartões não circulam no mercado e após realizar o pagamento permanece com o proprietário. “Por ser plástico, o vírus sobrevive cinco dias. Contudo, é possível fazer a higienização dele, passando álcool 70”. Fazendo isso, estará eliminando o vírus e evitando que mais pessoas sejam contaminadas.

“Melhor ainda são as compras on-line, que são todas digitais”, afirma. Desta maneira, além de fazer o dinheiro circular ainda evita que alguém contaminado pegue e transmita para os demais.

Além do pagamento, quem sair de casa para ir ao mercado ou farmácia é indicado que leve sua própria sacola. “Não pegue as de plástico e se pegar, não leve para dentro de casa, deixe separado em outro local. Sempre higienize as embalagens dos alimentos, para não contaminar quem encostar sem querer”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias