ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Pilates funcional emagrece e ao mesmo tempo previne disfunções da coluna

A Clínica Doutor Hérnia agora também oferece a modalidade que queima calorias, tonifica a trabalha postura

Informe Publicitário | 19/09/2017 06:40
Exercícios são feitos em solo e aparelhos. (Foto: André Bittar)
Exercícios são feitos em solo e aparelhos. (Foto: André Bittar)

O Pilates Funcional mescla as duas atividades físicas de melhores resultados hoje entre quem precisa emagrecer. É o "pulo do gato" para as pessoas que detestam frequentar academia, mas precisam perder peso. Em uma aula, lá se vão até 500 calorias. Mas esse não é o único ponto importante. Uma das grandes conquistas é o fortalecimento muscular que afasta a possibilidade de problemas como as dores causadas pela hérnia de disco.

Justamente pelo poder comprovado de reabilitação, o Pilates Funcional agora também é oferecido pela Doutor Hérnia, clínica em Campo Grande especializada no diagnóstico e tratamento desse tipo de disfunção da coluna. O paciente tem acesso ao método mais eficiente para reverter o problema, com técnicas certeiras de ajuste biomecânicos, descompressão dos nervos e reabsorção da hérnia. Depois de concluído o tratamento, é a vez do fortalecimento onde será avaliado as condições do paciente para um pilates clínico, pilates funcional ou até mesmo um funcional em si.

A modalidade usa exercícios específicos para estabilizar a coluna e evitar novas crises. O plus é que em um mês, com a alimentação regrada e disciplina, é possível eliminar até 3 quilos na balança e começar a definir a musculatura do corpo por inteiro.

Modalidade vai até performances bem avançadas, mas serve para qualquer nível de desempenho.  (Foto: André Bittar)
Modalidade vai até performances bem avançadas, mas serve para qualquer nível de desempenho. (Foto: André Bittar)

Esse tipo de Pilates associa exercícios em aparelhos e os que utilizam o peso do próprio corpo. O circuito é o que provoca o gasto calórico. "Trabalhamos a carga, a força e o aeróbico do treinamento funcional, e a execução trabalha a concentração, a respiração, a postura, o alinhamento e a fluidez, que são do Pilates", explica a fisioterapeuta Nathália Braga do Prado, especialista em Pilates Funcional.

Para um desempenho realmente bom, antes do treinamento começar é feita avaliação com método usado em grandes times de futebol, o FMS (Functional Movement Systems). É uma ferramenta para alta performance, que analisa como o aluno faz determinados movimentos para que seja aproveitado ao máximo o potencial dele, independente dos níveis de condicionamento físico.

"Assim, conseguimos apontar o que melhor se adapta a cada um, estabelecendo a quantidade correta de repetições dos exercícios e definindo um programa de treinamento personalizado para atingir as metas individuais, sem riscos de lesões", diz a fisioterapeuta.

São cerca de 60 minutos de treino que fazem suar. Os 10 primeiros minutos são de correção postural, depois vem a parte de queima, outros 20 minutos de fortalecimento e por fim o relaxamento.

Caso a pessoa precise de algo mais específico, a Doutor Hérnia também oferece o Pilates Clínico, para pacientes com limitações maiores de movimento. Em ambas as versões, o método é incontestável como melhor estratégia para atingir o condicionamento, recuperar a força e a flexibilidade, trabalhando o equilíbrio e a respiração.

Outra modalidade é o  funcional, também com poder de queima, mas exige esforço maior.  (Foto: André Bittar)
Outra modalidade é o funcional, também com poder de queima, mas exige esforço maior. (Foto: André Bittar)

A Doutor Hérnia resolveu investir pesado na prevenção, para que as pessoas não descubram as dores quase insuportáveis provocadas pela hérnia de disco. Então, além do Pilates Funcional ou Clínico, ampliou e estruturou o espaço para oferecer o Treino Funcional Metabólico, o TFM, indicado para quem não se adapta à monotonia da musculação, e quer perder peso e definir a musculadora rapidamente. 

Com apenas 2 alunos por horário, é possível acompanhar cada um de perto, corrigir posturas que por anos prejudicaram a coluna e também potencializar o emagrecimento, tudo a partir de uma avaliação detalhada que leva a um plano individualizado de ação. Ninguém "puxa ferro" ou se desgasta ao extremo erguendo pneus de trator, por exemplo, para atingir as metas. Mesmo assim é possível consumir cerca de 700 calorias em uma hora de treino.

Ricardo Ferri trabalha com esse tipo de treino desde 2010 e diz que a grande sacada do método é respeitar a individualidade do aluno e agir de uma maneria global. "No TFM usamos exercícios multiarticulares aeróbios e anaeróbios, onde o corpo trabalha por completo, de uma forma mais harmônica. Ao se recrutar muito mais grupos musculares através de sua contração durante a atividade, com poucos intervalos de descanso, o corpo metaboliza mais calorias. A frequência cardíaca aumenta, facilita o gasto energético e o corpo se mantém ativo mesmo após o término da aula, ainda consumindo calorias", explica.

Se você tem dores na coluna cervical, lombar, no ciático , suspeita de hérnia de disco, ou apenas está interessado no Pilates ou nos treinos funcionais, agende uma avaliação pelos telefones (67) 3327-0056 e 99964-0065. A Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé.

Saiba mais sobre o trabalho no Facebook da Doutor Hérnia ou em nosso site.

Clínica surgiu com tratamentos eficientes contra hérnia de disco, com fisioterapeuta especializado no assunto.
Clínica surgiu com tratamentos eficientes contra hérnia de disco, com fisioterapeuta especializado no assunto.
Doutor Hèrnia fica na na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé.
Doutor Hèrnia fica na na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé.
Nos siga no Google Notícias