ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

Secretaria de Saúde cria linha de cuidado com pacientes renais crônicos

O objetivo é organizar os serviços de saúde de forma integrada e contínua no Estado

Izabela Cavalcanti | 17/08/2023 10:59
Fachada da Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Arquivo/Abrec)
Fachada da Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Arquivo/Abrec)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicou no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (17), a Linha de Cuidados da pessoa com DRC (Doença Renal Crônica) no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

O objetivo é organizar os serviços de saúde de forma integrada e contínua, tendo como base as diretrizes clínicas e protocolos.

A superintendente de Atenção à Saúde, da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, explica que esse é um documento de instrução. “O objetivo é ter um documento instrutivo para organizar o cuidado do paciente renal crônico. Todos os municípios do Estado utilizam este instrumento para organizar o cuidado de seus pacientes”, disse.

Conforme apresenta o relatório, a linha de cuidado contém ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, bem como a educação em saúde e o apoio social aos pacientes, segundo as Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica do Ministério da Saúde (2014).

De acordo com a Linha de Cuidados publicada, a doença causa alterações heterogêneas que afetam a estrutura e a função renal, por várias causas e fatores de prognóstico.

As pessoas sob o risco de desenvolver DRC são aquelas que têm diabetes, hipertensão, idosos, obesos, fumantes, quem tem histórico da doença na família e de doenças coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica e insuficiência cardíaca.

A projeção do número total de pessoas com doença renal crônica, com 20 anos ou mais, é de 10,46%, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No Estado, tem 439 máquinas de hemodiálise para Atendimentos Ambulatorial Especializado em DRC.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats.  Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias