ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Tereré hidrata ou piora a situação do corpo nesse calorão?

Nutricionista explica sobre o consumo, benefício e malefícios da bebida queridinha do sul-mato-grossense

Por Jéssica Fernandes | 27/09/2023 06:59
Consumido com cuidado, tereré é uma boa opção para se hidratar. (Foto: Bruna Tosta)
Consumido com cuidado, tereré é uma boa opção para se hidratar. (Foto: Bruna Tosta)

Com os termômetros passando de 30º em Campo Grande, o tereré é uma das alternativas para quem deseja se refrescar e espantar o calor. Mas, afinal, a bebida hidrata ou não? Será que existe um ‘limite’ de consumo? O Lado B conversou com uma nutricionista que esclareceu essas e outras dúvidas.

Nutricionista esportiva, Giovana Messias traz recomendações sobre como aproveitar a bebida sem prejudicar a saúde. De primeira, ela esclarece que o tereré é uma alternativa para quem deseja ficar hidratado. “Se não trocar a erva toda hora, hidrata sim. Porque ela (erva) tem poder de eliminar (como se fosse um diurético) aí pode gerar desidratação”, fala.

O efeito diurético do tereré citado pela nutricionista ocorre devido ao contato da água com a erva-mate. A erva tem propriedades como cafeína, teofilina, teobromina, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, por isso, a ingestão excessiva faz com que o corpo elimine os líquidos presentes.

Bebida típica de Mato Grosso do Sul, tereré traz benefícios e malefícios. (Foto: Bruna Tosta)
Bebida típica de Mato Grosso do Sul, tereré traz benefícios e malefícios. (Foto: Bruna Tosta)

Apesar de ser uma opção de hidratação, a nutricionista destaca que ela não deve ser a única utilizada pelas pessoas. “Por ser uma bebida zero calorias as pessoas não veem mal, porém é beber com moderação. Consumo consciente a dica é começar o dia tomando água mesmo, chá sem açúcar e depois inserir o tereré”, diz.

A profissional destaca que tereré ‘de verdade’ não tem adoçante e aditivos químicos, a profissional faz algumas ressalvas sobre o consumo. “Se uma pessoa que pega 70kg deve tomar 2.400 litros de água, não pode ultrapassar os 70% do consumo hídrico com tereré”, esclarece.

Giovana também alerta que aqueles que têm pressão alta devem pegar leve no tereré. “Pessoas com hipertensão têm que tomar cuidado, porque o excesso pode fazer com que a pressão do sangue do corpo fique elevada”, fala.

Tomado de forma moderada, o tereré é capaz de trazer benefícios, sendo alguns deles: melhora no humor, energia, força muscular, sistema nervoso tonificado e inibição do apetite. Já alguns dos malefícios são insônia, ansiedade, irritação estomacal.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias