ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Varanda de casa no Taveirópolis vira espaço para prática de yoga

Paula Maciulevicius | 13/04/2015 06:55
Todos os domingos, "Yoga lá em casa" é praticado das 9h às 10h30. (Foto: Fernando Antunes)
Todos os domingos, "Yoga lá em casa" é praticado das 9h às 10h30. (Foto: Fernando Antunes)

Uma voz calma dá as orientações de como respirar e reconhecer os movimentos a cada postura. Na varanda da casa, tapetes de yoga tomam conta do espaço. A tranquilidade do domingo extingue o barulho dos carros na rua e a única coisa que se ouve são o cantar dos pássaros.

"O tempo de permanência nessa postura é livre. Se aplica o conceito da não violência e até onde você pode ir de forma saudável". A voz calma que orienta o exercício é do professor de yoga e dono da casa, Raphael Lugo Sanches, de 28 anos. É ele quem dá as coordenadas ao grupo de oito pessoas que pratica a yoga na varanda, no bairro Taveirópolis, em Campo Grande.

A voz tranquila que orienta é do professor e dono da casa, Raphael Sanches. (Foto: Fernando Antunes)
A voz tranquila que orienta é do professor e dono da casa, Raphael Sanches. (Foto: Fernando Antunes)

"Aqui é um momento livre de qualquer papel social. Você não é pai, não é profissional, você é simplesmente independente dessas classificações. Tirando tudo isso, o que resta em você, que segundo o yoga, está além do exercício físico, além da nossa personalidade. Encare este momento como gratificação pelo esforço do seu corpo".

Os dizeres dão a entender que a aula já está por se encerrar. Com um mantra e seguido do "Namastê", Raphael termina aula onde é visível que todos saem mais leves.

Já na terceira edição, faz um mês que ele resolveu abrir a sua casa todos os domingos, das 9h às 10h30 para quem não pode ou não consegue praticar yoga durante a semana. Também foi o jeito de dar opções, para quem, por exemplo, não quer fazer em estúdio.

"A ideia é trazer as pessoas que não estudam ainda o yoga. De muitos aqui, este é o primeiro contato", comenta o professor. O valor é acessível, R$ 15,00 por domingo e mais R$ 5 no café da manhã opcional, da Flor do Mato cozinha vegetariana.

Público, como Mayla, é de quem está começando na prática do yoga. (Foto: Fernando Antunes)
Público, como Mayla, é de quem está começando na prática do yoga. (Foto: Fernando Antunes)

O professor explica que por mais que o participante nunca tenha praticado, vai sentir o bem estar físico e mental, benefícios que com o tempo serão secundários. A essência do yoga, segundo Raphael, é a liberdade. "É comum ao ser humano se sentir desintegrado, numa sensação de incompletude. A ideia é que o yoga traga esse conceito de que não falte mais nada. Tudo o que você precisa está dentro de você, faz parte de você", resume.

Recreadora, Hermínia Bernal, de 55 anos e o marido Luiz Carlos Netto, de 60, eram dois dos alunos da aula deste domingo. Ela já pratica há algum tempo, ele só conhecia a filosofia de vista. Ambos participaram pela primeira vez ali.

"Através do yoga sinto que me dá prazer, me sinto bem, me alonga. É uma atividade que eu gosto por ser domingo e perto da minha casa", diz Hermínia. O marido só lamenta que ainda não tem a mesma elasticidade dos demais. "Não domino tanto, mas consigo atingir o objetivo de relaxamento", completa.

Estudante de Psicologia, Mayla Camargo, de 26 anos, está desde a primeira edição no projeto. "Eu nunca tinha praticado, mas desde que fiquei sabendo, estou participando. É mais acessível em termos de tempo e de dinheiro. E por ser domingo, a sua semana já começa melhor", afirma.

As aulas acontecem todos os domingos, com exceções de feriados e datas comemorativas, na Rua Padre Caetano Patané, 326. É necessário confirmar presença com antecedência pelo telefone 9228-2305. Informações também na Página do Facebook "Yoga lá em casa".

Casal Hermínia e Luiz praticam juntos pela primeira vez na varanda do Taveirópolis. (Foto: Fernando Antunes)
Casal Hermínia e Luiz praticam juntos pela primeira vez na varanda do Taveirópolis. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias