ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Games

"Loading…" é o novo projeto do autor de 1983: O Ano dos Videogames no Brasil

Ricardo Syozi | 12/03/2019 08:19
O filme será produzido por Marcus Vinicius Garrett Chiado, e promete ser tão bom quanto 1983: O ano dos videogames no Brasil. (Foto: Divulgação)
O filme será produzido por Marcus Vinicius Garrett Chiado, e promete ser tão bom quanto 1983: O ano dos videogames no Brasil. (Foto: Divulgação)

Para os fãs de games e suas histórias, um novo documentário acaba de entrar para a colaboração coletiva no site Kickante. O filme será produzido por Marcus Vinicius Garrett Chiado, e promete ser tão bom quanto 1983: O ano dos videogames no Brasil.

LOADING… promete retratar como eram os jogos dos primeiros microcomputadores pessoais que chegaram ao Brasil com muito atraso, clones propiciados pela Reserva de Mercado, bem como produtos oficiais que aqui apareceram (os MSX nacionais, o Amiga trazido pela PCI), além de todo o “ecossistema” gerado por aquela novidade tecnológica: os pioneiros programadores brasileiros e suas criações, as primeiras softhouses, os primeiros clubes, as trocas de jogos em fitas cassetes e em disquetes, as primeiras revistas etc. Tudo, claro, sempre com foco nos jogos e na realidade brasileira.

Há importantes pessoas já confirmadas para participar das entrevistas. Nomes como Renato Degiovani (pioneiro programador brasileiro de jogos, criador de "Amazônia"), Luiz F. de Moraes (pioneiro, autor do adventure gráfico "A Lenda da Gávea"), Divino Leitão (pioneiro, criador de "Cavernas de Marte"), e Ademir Carchano (pioneiro do MSX no país, criador da MegaRAM e dos kits de transformação "2.0", além do jogo "Disco Laser" para o Ringo) são apenas alguns que darão as caras e vozes.

É importante ressaltar que esse tipo de trabalho é extremamente relevante, pois é assim que preservamos a história dos videogames em nosso país, algo tão pouco explorado até hoje. Para quem quiser participar, há mais de dez opções de contribuições que vão desde uma ajuda financeira simbólica a um status de Patrono do projeto. cada uma com sua devida recompensa.

O VGDB apóia totalmente esse tipo de iniciativa, gostaríamos que a produção de documentários que visam a preservação histórica fossem regra, e não exceção.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. Pensou videogame, pensou VGDB. A coluna de games do Lado B tem o apoio do Expo Video Game.

Nos siga no Google Notícias