ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Games

Acadêmico cria game que ensina os pequenos sobre preservação do meio ambiente

Thailla Torres | 12/06/2017 06:25
Irmãos da Natureza conscientiza sobre meio ambiente e preservação de espécies em extinção.
Irmãos da Natureza conscientiza sobre meio ambiente e preservação de espécies em extinção.

O campo-grandense João Victor Ramos, acadêmico de Design, sonhou em trabalhar com jogos desde a infância. Só que mais do que diversão, ele se apegou a tecnologia como maneira de mudar a realidade das pessoas e do mundo a sua volta. Pensando nisso, criou o game de aventura e fantasia que ensina muito sobre a importância da vida animal e, consequentemente, consegue levar a reflexão sobre preservação do meio ambiente. 

"Vivemos em uma era onde todos estão conectados 24 horas, o que acredito que deveria ser algo bom, pela infinidade de pesquisas e informações. Mas mesmo com tudo isso, os problemas do nosso cotidiano continuam acontecendo sem que a maioria se preocupe", lamenta.

Por isso, o jogo que ganhou nome de "Irmãos da Natureza" ultrapassa a ideia de ser apenas um passatempo e ganha a mistura de fauna, flora e história do Brasil.

Jogo é divertido e chamou atenção do público de 7 a 20 anos.
Jogo é divertido e chamou atenção do público de 7 a 20 anos.

"Sempre amei a vida animal e quis produzir um jogo com esse significado. O game fala sobre uma turma de animais que nunca teve contato com o homem e descobrem a construção de uma mega cidade na ilha onde vivem, o que afeta todo seu ecossistema. Dessa forma, encontrei no game um jeito de despertar interesse nos jovens e crianças sobre o tema".

O jogo mistura vários elementos como RPG, puzzle, Stealth e Rush. Com arte colorida, o design gráfico chama atenção para um público de 7 a 20 anos. Consegue mostrar espécies em extinção que muita gente desconhece. Entre elas, algumas nativas do Brasil. 

"Mostramos animais que já estão sendo afetados por alguns dos problemas como aquecimento global e contrabando. E que em pouco tempo correm o risco de desaparecer da terra". 

O  game não se passa no Brasil, mas tem elementos do País. A ilha onde tudo acontece se chama Vera Cruz, em referênicia ao primeiro nome do Brasil dado pelos portugueses. Um dos personagens é Lobato, um lobinho do mato que adora explorar a ilha onde vive e, acaba descobrindo a construção da cidade.

Um dos personagens do jogo.
Um dos personagens do jogo.

Encontrado em várias regiões do País, principalmente no Centro-Oeste e Norte, muitos já estão ameaçado de extinção. "Tem também o Maximus, um tatu canastra, que é gênio e cientista do grupo e cria todas as engenhocas que o herói pode usar. Como o tatu é vítima de atropelamento em estradas e da caça para consumo, o apelo é importante. Além de muitos outros animais com histórias", explica.

No jogo, a ilha fica no meio do Oceano Pacífico, mas tem caatinga, mata atlântica, cerrado, planícies e regiões litorâneas o que permite a mudança de estilo e jogabilidade em cada ambiente. Cada região vai sendo desbloqueada na medida em que o jogador for concluindo a história. 

Desenvolvido em Campo Grande, o game está em versão teste. E recentemente participou de uma feira para teste de jogabilidade onde o público conheceu o jogo. João agora tenta emplacar o projeto para captação de recursos. 

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias