ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Games

Confira a análise de "Horizon Chase Turbo: Senna Sempre"

Fábio Dedini | 26/10/2021 07:04
Em 2018, a produtora brasileira Aquiris Game Studio lançou o jogo "Horizon Chase Turbo".
Em 2018, a produtora brasileira Aquiris Game Studio lançou o jogo "Horizon Chase Turbo".

Quem jogou videogame nos anos 90, principalmente no Brasil, provavelmente teve contato e jogou "Top Gear" no Super Nintendo. Aquele joguinho de corrida simpático que podíamos nos divertir com os amigos jogando em dois, aproveitando uma trilha sonora excelente e marcante.

Em 2018, a produtora brasileira Aquiris Game Studio lançou o jogo "Horizon Chase Turbo", que podemos chamar de sucessor espiritual de todos esses jogos de corrida da época (Out Run, Lotus Challenge, Top Gear etc.). Com referências especiais ao "Top Gear", trazendo até mesmo o compositor das trilhas sonoras originais do jogo, Barry Leitch, para compor as músicas do jogo.

Lançou, jogamos, nos divertimos muito, excelente jogo, jogabilidade saudosista e músicas primorosas. Porém, quando achávamos que já tínhamos cumprido nossa meta de corridas, a cereja do bolo veio em 2021 com uma expansão pra lá de importante: "Senna Sempre”.

Com lançamento em 20 de Outubro de 2021 para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e Nintendo Switch, a expansão “Senna Sempre” traz praticamente um novo jogo ao querido “Horizon Chase Turbo”.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Desenvolvido e lançado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a expansão agrega a modalidade de Fórmula 1 ao jogo. Mais especial impossível. Jogar com carros de Fórmula 1 já seria uma baita experiência, jogar com os carros da época do Senna mexe com os sentimentos saudosistas que os jogadores de “Horizon Chase Turbo” tanto dão valor, mas ao jogar com o próprio Senna no desenvolvimento de sua carreira passa a ser especial demais.

De “Top Gear” passamos agora para o saudoso jogo da SEGA, “Super Monaco GP” e as referências estão lá, perceptíveis principalmente para quem jogou “Ayrton Senna Super Monaco GP 2” no Mega Drive.

Com novas modalidades de jogo, agora o jogador pode desenvolver carreira e participar de várias temporadas de corridas de Fórmula 1, competindo com pilotos e equipes que são estilizadas e baseadas nas equipes reais da época do ídolo brasileiro, com nomes, cores e pilotos que vão referenciar claramente cada equipe, assim como era nos títulos da SEGA da série Monaco GP.

Destaque especial para nova visão de dentro do carro, um adendo importante e muito interessante para a expansão, dando mais opções de jogabilidade e dinâmica nas corridas, além de proporcionar aquela sensação de piloto que todo bom jogo de Formula 1 oferece, mesmo que seja um jogo bem estilo Arcade como esse.

A expansão adiciona uma nova Campanha no jogo original e traz modalidades novas de jogo como modo Carreira e Campeonato Mundial.

No Campeonato Mundial, que simula uma temporada de F1, a cada corrida o jogador pode escolher o carro que quer correr e ali estão presentes os carros de época como Benetton, Ferrari, McLaren, etc. Claro, todos muito bem estilizados e com nomes diferentes mas que são facilmente identificáveis.

Mais um ponto interessante é poder escolher a estratégia que quer utilizar, com três opções: “pneus aprimorados” melhora a aderência em curvas mas gasta mais combustível; “aerodinâmica avançada” proporciona maior velocidade nas retas e “combustível especial” fornece um nitro extra e um pouco mais de combustível. E nesse modo ainda é possível escolher três níveis de dificuldade: Estreante (com seis corridas), Desafiante (com nove corridas) e Lenda (doze corridas).

No modo Carreira, para 1 jogador, a experiência é conduzida para viver os passos da carreira do tricampeão, passando pelas diferentes equipes que Senna foi piloto e participando dos campeonatos e da história do lendário esportista brasileiro. E a cada corrida é proposto três desafios ao jogador e da mesma forma que ocorre no modo Campeonato Mundial, a cada corrida o jogador pode escolher entre as três estratégias (pneu, aerodinâmica e combustível) para ajudar a vencer os desafios.

A jogabilidade permanece a do jogo original, fluida e agradável, é preciso tomar cuidado extra com o nível de combustível e com as saídas da pista. Embora o jogo ofereça menos obstáculos de colisão nas laterais da pista, é bom evitar sair para grama que segura bem o carro e pode prejudicar muito a corrida.

Jogar o modo Campeonato Mundial em vários jogadores locais (até 4) é uma experiência muito divertida e engatilha mais ainda a nostalgia com a excelente trilha sonora que ganhou novas músicas compostas por Barry Leitch.

A expansão com certeza traz sangue novo a um jogo brasileiro tão divertido e que agregou fãs ao redor do mundo. Uma bela homenagem ao maior ídolo brasileiro do automobilismo e aos jogadores de “Horizon Chase Turbo”.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias