ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Games

Disaster Report 4 te coloca em meio ao caos de um terremoto

O jogo mistura elementos de ação e aventura com pitadas de novela visual e vai te divertir com os desafios

Por Edson Godoy | 07/04/2020 14:38
O jogo Disaster Report 4 já está disponível. (Foto: Divulgação)
O jogo Disaster Report 4 já está disponível. (Foto: Divulgação)

Você já parou para pensar como reagiria se estivesse no epicentro de um terremoto? Como no Brasil esse trágico fenômeno da natureza praticamente não existe, poucos aí tem noção de como seria estar em meio ao caos de um terremoto de grandes proporções. Disaster Report 4: Summer Memories te dará essa experiência, sem riscos, é claro.

Desenvolvido pela Granzella Inc. e publicado pela NIS America no ocidente, em Disaster Report 4 você está no meio de uma metrópole japonesa, no exato momento em que um grande terremoto acontece. E o cenário nipônico não é por acaso: primeiro que o país é um dos que mais sofrem com esse tipo de desastre. Segundo que Disaster Report é uma franquia tipicamente japonesa: mistura elementos de ação e aventura com pitadas de novela visual. Nesta versão testada, inclusive, o áudio é todo em japonês, com legendas em inglês (não há versão em português disponível).

De início você escolhe as características do seu personagem, tanto físicas quanto psicológicas, que irão determinar o seu perfil no game e irão influenciar diretamente nos rumos do jogo, o que torna o fator replay bem elevado, já que cada vez que jogar, poderá ter praticamente uma experiência nova. Em meio ao desastre você pode optar por ajudar as pessoas que estão com problemas, ou até mesmo tentar levar vantagem sobre elas, ser maldoso e inclusive flertar. Tudo isso vai influenciando na forma como o jogo se desenrola, nessa parte mais “novelizada” do game.

Mas pera aí, cadê a ação? Calma, ela está sim presente. Principalmente porque de tempos em tempos, novos terremotos acontecem, tornando a sobrevivência algo bem desafiador em alguns momentos. Prédios caem, veículos explodem, valas enormes se abrem no chão. Em qualquer uma dessas situações, se você estiver no lugar errado e na hora errada, é game over. Tudo isso com visão em terceira ou primeira pessoa, ao gosto do jogador. Apesar disso, o ritmo do jogo é um tanto lento. Muitas vezes você terá que explorar bastante e rachar a cabeça para conseguir entender o que precisa ser feito para evoluir.

Aqui entram os aspectos de adventure do jogo, onde você deve explorar os cenários e conversar com pessoas, para poder obter itens e atingir os objetivos que se apresentam. E eles são os mais variados: desde chegar a um determinado local da cidade, até levar papel higiênico para um atendente de loja que está no banheiro de uma conveniência (risos). Aliás, alguns aspectos bem humanos fazem parte do jogo, como ir ao banheiro, se estressar, socializar com pessoas, dentre outros.

Os gráficos e efeitos sonoros cumprem bem o papel, sem, contudo, impressionar. Os controles também respondem bem, funcionando de forma bem intuitiva e prática. Outro ponto digno de nota é a ausência de bugs nas várias horas jogadas para esta análise. Afinal, o jogo foi lançado no Japão em 22/11/2018, ficando em terceiro lugar em número de vendas em sua semana de lançamento por lá, o que deu tempo suficiente e também relevância para que ocasionais melhorias fossem feitas no game.

O jogo também leva a franquia pela primeira vez ao mundo da realidade virtual, porém apenas em um modo extra bastante limitado. Mesmo os mais apaixonados pelo acessório futurista da Sony irão se decepcionar com a realidade virtual de Disaster Report 4. Fique com o jogo principal mesmo, que a diversão é garantida!

Disaster Report 4: Summer Memories chega hoje (07/04/2020) para PlayStation 4, Nintendo Switch e Steam. Análise feita com código cedido pela distribuidora.

Conheça o Video Game Data Base (hyperlink: http://www.vgdb.com.br/), o museu virtual brasileiro dos videogames. Pensou videogame, pensou VGDB.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário