ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Games

Dispute corridas empolgantes na água em Riptide GP: Renegade para o Switch

Ricardo Syozi | 08/12/2017 12:39
Dispute corridas empolgantes na água em Riptide GP: Renegade para o Switch

A biblioteca de games do Nintendo Switch vem aumentando consideravelmente a cada semana. Há dezenas de títulos sensacionais lançados em um ano considerado por muitos como um dos melhores de estreia de um novo console. Porém, há um gênero que ainda não brilhou no sistema híbrido: o de corrida. Com poucos exemplos, fica difícil encontrar variedade, ainda bem que a empresa Vector Unit trouxe um ótimo game para animar o fã de velocidade.

Riptide GP: Renegade foi lançado primeiramente para smartphones e tablets em 2016, ele recebeu sensacionais críticas e suas vendas foram acima do esperado para a companhia. Assim, um port para consoles desta geração era algo óbvio. No Nintendo Switch, o título possui tudo o que já tinha em sua versão mobile. Em um resumo, as corridas são realizadas em veículos parecidos com jet-skis, toda a ação é feita na água com disputas ferrenhas que exigem muito da habilidade do jogador. Há customização cosmética e técnica que fazemos ao vencer corridas e juntar dinheiro. Não há uma enorme variedade de pistas, mas nada que atrapalhe a diversão e as manobras malucas tão importantes no gênero. A sensação de alta velocidade é permanente, divertindo até mesmo quem não é muito fã de games como a série Wave Race.

Para quem joga sozinho, um modo carreira com uma narrativa clichê e funcional oferece cerca de cinco horas de muita diversão. Nos sentimos em um filme dos anos 80 onde o protagonista foi enganado e deve se recuperar juntando um grupo de renegados para enfrentar o vilão. Desta forma, Riptide GP traz, além de corridas comuns, outros desafios como slalom, disputas de manobras e partidas eliminatórias. Durante embates no modo carreira, de vez em quando a polícia aparece para tentar atrapalhar os “criminosos” corredores, porém fiquei com a sensação irritante de que a lei só tenta realmente impedir o jogador de ter êxito na disputa, e não todos os participantes, o que resulta em certos momentos de frustração.

Dispute corridas empolgantes na água em Riptide GP: Renegade para o Switch

Quem curte jogar com os amigos tem a opção de multiplayer em tela dividida, dá até para dividir os Joy-Con, neste estilo tudo roda bonitinho e sem queda de quadros, com certeza um alívio. Há, também, disputas online com até oito pessoas que roda sem grandes níveis de lag. Algo bacaninha para aplaudir a desenvolvedora que planejou o modo muito bem.

Infelizmente, nem tudo são ondas para manobras. De vez em quando, certos problemas de performance acabam ocorrendo. Presenciei muitas vezes o fundo se formando com pop-ups. Eu pensava: “Nossa, tinha uma árvore ali?”. Quando jogamos em modo portátil, há muitos momentos onde ficava difícil entender o que está acontecendo pela alta velocidade que deixa tudo um pouco embaçado. É claro que sugiro que joguem direto na televisão.

Graficamente, o game não é nada maravilhoso, tem cara de geração passada, mas o efeito na água e a sensação de velocidade dão conta do recado. A jogabilidade é excelente, funcionando como o gênero exige. As músicas, mesmo não sendo de meu gosto pessoal, ajudam a dar o tom de empolgação necessário. Por ser muito fã de Wave Race da Nintendo, me senti em casa na brincadeira.

Riptide GP: Renegade é um game que tem aquela cara de arcade dos anos 90. Logo ao passar o tutorial, já estamos nos divertindo como nunca. Não é preciso ser um mestre dos controles para participar das disputas, mas a curva de aprendizado nos permite sentir que a cada nova corrida estamos melhores e mais preparados para a próxima. Pode não ser tecnicamente um Super Mario Odyssey ou Need For Speed, mas ele garante algo que muitos títulos por aí não o fazem: diversão instantânea e duradoura. Pelo preço de 9,99 dólares, é uma excelente pedida para qualquer dono de Nintendo Switch.

O game foi concedido gentilmente pela Vector Unit para esta análise.

Conheça o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames

Nos siga no Google Notícias