Nos Games, Rússia também vem sofrendo restrições
A guerra entre a Rússia e Ucrânia, que se estende desde 2014, se intensificou no final de fevereiro e deixou mais de 100 mortos nas últimas horas, além de obrigar a população da Ucrânia a se refugiar em estações de metrô.
A capital Kiev foi um dos alvos dos ataques ordenados pelo presidente russo Vladimir Putin, onde está localizada a sede da mais tradicional desenvolvedora de games do leste europeu, a GSC Game World, responsável pela franquia S.T.A.L.K.E.R.
No fim de fevereiro, a desenvolvedora, que trabalha atualmente em S.T.A.L.K.E.R. 2, utilizou suas redes sociais para emitir um pedido de ajuda. Confira a seguir:
“Hoje, a Rússia oficialmente declarou guerra à Ucrânia. Nosso país acordou com sons de explosões e armas de fogo, mas está pronto para defender nossa liberdade e independência”, escreveu a conta oficial de S.T.A.L.K.E.R.
O estúdio também tratou qualquer informação sobre o futuro como incerta.
“Mas esperamos o melhor”, argumentou. A equipe se colocou ao lado do exército ucraniano e divulgou uma conta que recebe doações para as forças armadas do país. “Para todos os nossos colegas da indústria, jogadores, bloggers e qualquer um que veja essas palavras, compartilhe”
Fundada em 1995, as equipes estavam trabalhando em uma parceria com a Microsoft para o lançamento de S.T.A.L.K.E.R. 2.
No dia 04 de março em uma nova publicação oficial, a GSC Game World anunciou a suspensão do desenvolvimento do projeto e retomará somente após o fim da guerra.
S.T.A.L.K.E.R. 2. estava programado para ser lançado em abril deste ano, mas foi adiado para dezembro, pois o estúdio queria mais tempo para desenvolver o jogo. O game está sendo considerado o maior projeto da história da GSC Game World.
Após o lançamento, o jogo estará disponível no Xbox Game Pass, Xbox Series X/S, Steam e na Epic Games Store.
Mais empresas tomam iniciativa contra a Rússia
Durante o lançamento mundial de Gran Turismo 7, que aconteceu no dia 04 de março, a Sony removeu o jogo da PlayStation Store russa.
A medida ocorre após pressão do primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, que fez um apelo as desenvolvedoras em suas redes sociais.
Gran Turismo 7 é o primeiro grande lançamento de qualquer uma das plataformas desde o início da invasão russa à Ucrânia.
A CD Projekt também interrompeu as vendas de seus jogos na Rússia e na Bielorrússia, e a EA Games removeu as ofertas de clubes russos do FIFA.
A empresa também interrompeu as vendas de jogos e conteúdo, incluindo pacotes de moedas virtuais. Além da paralização do FIFA, a Eletronic Arts já afirmou estar trabalhando com parceiros das outras plataformas para remover outros títulos das lojas e interromper novos conteúdos na região.
A Epic Games também decidiu interromper as vendas na Rússia e a Steam começou a bloquear o acesso dos usuários russos em sua plataforma.
Por fim, a Microsoft anunciou a suspensão das vendas de todos os seus produtos na Rússia. E diversas outras empresas de tecnologia anunciaram que medidas contra a Rússia serão tomadas.
Está matéria tem apoio e criação da Retro Gamers: Video Games Concept que fica no Shopping Campo Grande (67) 99264-4005.