ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Games

Preço de 2.6 mil para Playstation 4 nacional frustra, mas nem tudo está perdido

Edson Godoy | 10/09/2015 12:00
Preço de 2.6 mil para Playstation 4 nacional frustra, mas nem tudo está perdido

Quando a Sony anunciou há um tempo atrás que iria fabricar o Playstation 4, todos ficaram animados. Afinal, o console é vendido no país com um preço oficial absurdo, que beira o surreal – quatro mil reais! É bem verdade que para achar um console desse sendo vendido por esse preço no mercado, você terá que procurar bastante. Digo isso porque o preço anunciado praticamente não existiu por aqui. Era possível encontra-lo em um ou outro anúncio apenas.

A verdade é que o preço médio de um Playstation 4 no Brasil gira na casa dos dois mil reais, 50% menos que o preço oficial. Isso se deve ao fato de que importadores independentes passaram a trazer o console para o país e distribui-lo nas grandes lojas do varejo, tornando o preço bem mais acessível ao público. Eis que a Sony finalmente anunciou o preço oficial do Playstation 4 que será fabricado na Zona Franca de Manaus a partir de outubro: dois mil e seiscentos reais.

Mas pera aí: se hoje eu consigo comprar esse mesmo console por dois mil reais em várias lojas do varejo brasileiro, qual a vantagem de comprar o nacional por R$ 2600? Nenhuma. Muito pelo contrário, só desvantagem até aí, pois no produto importado que é vendido pelas grandes redes também é oferecida garantia, que aliás as lojas são obrigadas a fornecer (mesmo que por um tempo determinado). Só que provavelmente o que veremos são que os consoles nacionais ficarão na mesma faixa em que são encontrados hoje no mercado – dois mil reais.

Para entender isso, basta ver o que acontece com o Xbox One. O console da Microsoft tem preço oficial de R$ 1999 no Brasil. Basta uma busca rápida pela internet para encontrar o mesmo sendo vendido em várias lojas do varejo por até mesmo mil e quinhentos reais. E é bem provável que veremos descontos desse nível também no console da Sony. Até porque, se o produto nacional não conseguir bater o preço do importado, as lojas vão preferir continuar comercializando o produto que vem de fora. Nesse caso o mercado acabará por alinhar os preços e quem ganha com isso somos nós consumidores.

Resumindo: se você ainda não comprou seu Playstation 4, não se desespere. A vinda do produto nacional só tem a nos favorecer. Com ele, mesmo com grandes altas da moeda norte-americana como recentemente vimos acontecer no Brasil, teremos maiores garantias de ver o preço do console não acompanhar essa alta de forma tão impactante. E ainda temos as promoções como Black Friday, que sempre dão uma melhoradinha no preço.

Mora em Campo Grande e está afim de comprar um Playstation 4? Converse com o Patrick, da loja Retro Gamers, parceira de nossa coluna aqui no Lado B. Não deixe de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias