ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Games

Será que R-Type Final 2 faz jus à famosa série de shmups?

Jorge Miashike | 20/05/2021 11:06
R-Type ganha um novo capítulo em sua saga espacial.
R-Type ganha um novo capítulo em sua saga espacial.

Em 1987, R-Type era lançado nos fliperamas, um jogo de nave/shmup/shoot ‘em up com características marcantes, o game trazia elementos inovadores que remetiam aos filmes de ficção científica da época embalados com uma trilha sonora espetacular. No decorrer de 2019, a desenvolvedora Granzella Inc. concluiu com sucesso uma campanha de financiamento coletivo e após 33 anos, R-Type ganha um novo capítulo em sua saga espacial.

R-Type Final 2 traz novamente a luta da humanidade contra invasores alienígenas Bydo remetendo ao clássico estilo de jogo que começou no século passado e agora com algumas novidades. Trata-se de uma sequência direta de R-Type Final, lançado para PlayStation 2 em 2003, tendo o mesmo produtor da época, Kazuma Kujo, no novo jogo.

Tuning espacial - Logo de cara o jogador irá se deparar com a possibilidade de efetuar inúmeras modificações em R-Type Final 2. Mudança de nome, gênero e nascimento do piloto, e outras inúmeras customizações possíveis na espaçonave, dentre elas a cor da fuselagem, cor do vidro que cobre o cockpit, estampa da carcaça, e em relação à jogabilidade, há a possibilidade de escolher o tipo de míssil e Bit, as bolinhas que ficam na parte superior e inferior da nave, que aparecerão durante o jogo.

Quanto mais se joga o game, mais o jogador obtém créditos para desbloquear outras customizações, em sua maioria novas artes para enfeitar a fuselagem. E também é possível desbloquear outras vestimentas do piloto, tais como capacetes e roupas.

A jogabilidade é praticamente a mesma de R-Type Final. Há o ataque de tiro, o tiro carregado que possui dois níveis, a clássica Force acoplável à nave na parte frontal ou traseira. Conforme inimigos são destruídos com a Force, uma barra no hud chamada Dose é preenchida, quando ela está totalmente cheia é possível executar um ataque especial que causa grandes danos e destruição aos inimigos. Assim como em R-Type Final, a velocidade é controlada pelo jogador.

R-Type Final 2 trabalha com o sistema de checkpoint.
R-Type Final 2 trabalha com o sistema de checkpoint.

O level design mantém o mesmo nível dos jogos anteriores da série, ou seja, é muito comum morrer porque um inimigo surgiu de algum lugar improvável, memorizar de onde aparecem os obstáculos é imprescindível para o cumprimento das missões no jogo. R-Type Final 2 trabalha com o sistema de checkpoint, em outras palavras, morrer significa voltar alguns passos de onde você foi destruído, sem nenhum poder de fogo, entretanto na dificuldade mais fácil o jogador volta com a Force.

A abertura do game é de arrepiar, pois é de uma elegância incrível, a trilha sonora é muito boa, excelente trabalho da compositora Yuki Iwai, que também trabalhou em R-Type Final. Os efeitos sonoros são muito competentes. Os gráficos são muito bonitos, são tridimensionais polidos, há detalhes como o laser que reflete em algumas superfícies que dão um charme ao jogo. Existem homenagens ao primeiro R-Type, como o primeiro chefe, Dobkeratops, que surge congelado, e também aparece no novo título uma gigantesca nave de guerra. Entretanto, no geral, o design de muitas das criaturas não ficaram boas. Possuem formas genéricas e pouco inspiradas, quanto mais próximo do final do game, mais essa sensação é perceptível.

São tantas opções - A princípio há 3 naves para o jogador escolher e é possível conferi-las com mais detalhes no R Museum, inclusive neste local tem-se a possibilidade de mudança de visão para primeira pessoa. Através deste museu, o jogador consegue desbloquear outras naves mediante cumprimento de alguns requisitos, essa parte aumenta em muito o fator replay do game, pois são apenas 99 naves no jogo, ou seja, 96 para serem desbloqueadas e utilizadas.

Para facilitar a escolha das naves, é possível deixar algumas separadas no hangar do jogo, com suas customizações, facilitando o início da diversão. Há alguns extras que são acessíveis apenas para quem contribuiu com o financiamento coletivo.

Veredito - R-Type Final 2 é uma sequência direta de R-Type Final não apenas no nome, mas também em muitas de suas características. É um jogo divertido, porém não é o melhor da série, o desafio é bom, mas faltou carisma na criação de muitos elementos. Um grande alívio para os fãs da série é o game não ser uma continuação do tenebroso R-Type Tactics.

A crítica do jogo é baseada na versão lançada para Nintendo Switch. R-Type Final 2 também foi lançado para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, através do Steam, Epic Games Store e GOG.com.

*Análise feita com código cedido pela distribuidora

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. Pensou videogame, pensou VGDB.

Nos siga no Google Notícias