ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Antes de partir, mãe deixou receita de pão de mel que tirou filha da dor

Empreendedora decidiu vender os doces e realizar o sonho que Maria Elisa não teve tempo para cumprir

Jéssica Fernandes | 22/07/2022 06:25
Seguindo receita da mãe, Evelin transformou pão de mel em renda extra. (Foto: Kísie Ainoã)
Seguindo receita da mãe, Evelin transformou pão de mel em renda extra. (Foto: Kísie Ainoã)

O pão de mel tradicional era uma das especialidades da mãe de Evelin Alce, de 33 anos. Embora nunca tenha tido intimidade com a cozinha, a empreendedora acertou de primeira a receita da sobremesa, que só não é mais doce que o jeito carinhoso da dona Maria Elisa. Neste mês, Evelin começou a vender os pães de mel que sempre foram sucesso na família.

Maria, que partiu aos 61 anos, vítima de covid-19, sempre quis comercializar a receita, mas nunca conseguiu. "Minha mãe cuidava da minha vó, então ela não conseguiu profissionalizar", conta a empreendedora. Contudo, o sonho foi levado adiante por Evelin que, por meio das vendas, hoje consegue ter uma renda extra em casa.

Mãe da pequena Liz Maria, de 1 ano e 5 meses, ela conta que precisava de uma ocupação. “Eu queria trabalhar, mas não tinha com quem deixar a Liz. Eu falei pro meu marido: ‘Vou fazer o pão de mel da minha mãe e, se der certo vou vender’. Para a minha surpresa, a primeira receita que fiz ficou igualzinha a dela”, fala.

Em casa, Evelin segura a filha de 1 ano e 5 meses, Liz Maria. (Foto: Kísie Ainoã)
Em casa, Evelin segura a filha de 1 ano e 5 meses, Liz Maria. (Foto: Kísie Ainoã)

Com o apoio do livro de receitas, ela seguiu cada anotação com segredos extras para produzir o pão de mel recheado com doce de leite. Após a família aprovar, Evelin começou a vender o doce a R$ 6. Posteriormente, ela também criou outros recheios, como brigadeiro, paçoca e beijinho. Agora, o marido é quem faz as entregas na região do Bairro Universitário, porém quem compra tem a opção de retirar direto na residência do casal.

Uma pessoa doce - Conhecida como Bia pela família e amigos, Maria Elisa era a pessoa que sempre estava testando ou aprimorando alguma receita nova. Em casa, Evelin guarda o caderno que traz algumas dessas invenções gastronômicas. Nas folhas, sendo algumas preenchidas com a própria caligrafia de Maria, estão o passo a passo do bolo gelado, massa para torta, torta de bombom e por aí vai.

Mulher de fé, Maria ficou cinco anos sem tomar um gole de café, pois tinha feito uma promessa importante. Evelin relata o motivo da mãe ter parado de consumir a bebida favorita. “Eu demorei sete anos para engravidar. Com dois anos que estava tentando, a minha mãe fez a promessa que só ia tomar café se eu engravidasse. No dia que descobri que estava, fiz um café e levei para ela”, recorda.

Maria Elisa é quem fazia o pão de mel que hoje é produzido pela filha. (Foto: Arquivo pessoal)
Maria Elisa é quem fazia o pão de mel que hoje é produzido pela filha. (Foto: Arquivo pessoal)

Em meio a alegria e comemoração pela chegada da bebê, Maria contraiu covid-19. Depois de dez dias internada, ela não resistiu e faleceu em dezembro de 2020. “Nunca imaginei que ia perder ela. Estava tudo pronto, porque a gente já tinha combinado que ela ia cuidar de mim”, comenta Evelin. Em fevereiro do ano seguinte, Liz Maria nasceu com um dos nomes recebidos em homenagem à avó.

Ao lembrar da mãe, a empreendedora destaca algumas das qualidades mais marcantes. "A minha mãe era muito doce. Acho que nunca vi ela de mal humor", expõe. Por essa razão, Evelin escolheu o 'Doce Mãe' como nome da marca dos pães de mel. O doce, segundo ela, é algo que a Liz vai poder ter como recordação da avó. "É o que minha filha vai ter de lembrança da avó dela, porque era o sonho da minha mãe ter uma neta que fosse filha minha", conclui.

Quem quiser experimentar os pães de mel da Doce Mãe, o perfil no Instagram é @docemaecg 

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias