ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Brownie de abobrinha é receita fácil e sem glúten para o dia a dia

É boa para os celíacos, já que não leva qualquer ingrediente que contenha glúten. E opção para quem tem evitado consumir açúcar

Thailla Torres | 24/02/2021 06:55
Brownie feito com abóbrinha não tem glúten. (Foto: Fabiane Neiva)
Brownie feito com abóbrinha não tem glúten. (Foto: Fabiane Neiva)

A jornalista e acadêmica de Nutrição Fabiane Neiva gosta da possibilidade de transformar receitas tradicionais que levam bastante açúcar e gordura em versões mais saudáveis. E foi isso que ela fez o com o brownie. Hoje, a dica é de uma receita adaptada com abobrinha. O ingrediente dá aquele aspecto mais denso e rico do brownie sem recorrer a tanta manteiga e açúcar.  Você certamente não notará a presença dela no sabor.

Brownie de Abobrinha

Ingredientes
1 xícara de abobrinha ralada (mais fino)
100g de xilitol ou açúcar
1 ovo
6 colheres de sopa de manteiga em pasta
2 colheres de sopa óleo de coco
3/4 de xícara de farinha de amendoim
1/4 de xícara de cacau em pó
4 tabletes de chocolate amargo picado (opcional)
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma quadrado de 20x20 cm e reserve.

Em uma tigela média, misture a abobrinha, manteiga, óleo, ovo e adoçante ou açúcar.  Adicione a farinha de amendoim, cacau em pó e fermento. Misture com delicadeza até que os ingredientes se combinem.

A massa não deve ser pesada nem seca. Isso depende de quanto líquido tinha na abobrinha. Se estiver muito seca, adicione uma a duas colheres de sopa de água. Se quiser, misture gotas ou pedaços picados de chocolate, metade na massa e metade espalhando por cima na assadeira.

Leve ao forno por 30 minutos. A massa ainda estará bem úmida no centro, mas ela ficará mais firme quando tirar o forno. Deixe esfriar completamente, cerca de uma hora. Corte em quadrados e sirva. Em temperatura ambiente, duram até 2 dias. Na geladeira, 3 a 4 dias.

Sobre a escolha dos ingredientes - A mistura do amendoim com o chocolate também é um combinação bem certeira.  É uma boa para os celíacos, já que não leva qualquer ingrediente que contenha glúten. E pode ser uma opção para quem tem evitado consumir açúcar.

Ainda fica a ressalva de que não é uma receita do dia a dia. Precisa ser encarada como uma sobremesa, algo especial e ocasional. Exagerar pode ser uma armadilha. Saudável tem a ver com equilíbrio e uma boa relação com os alimentos. É para comer com parcimônia, aproveitando a experiência", ensina Fabiane.

Ela destaca que, às vezes, as pessoas esperam certa validação que permita saborear determinado alimento através dos rótulos. Se for “lowcarb”, “fit”, “sem açúcar”, então pode comer a vontade. E aí acabam exagerando nas porções e na frequência. A restrição anterior pode levar ao exagero. "Isso é uma armadilha. Vira um ciclo e uma relação muito conturbada com a comida. O importante é se permitir comer de tudo sem exageros e sem culpa, mas com auto responsabilidade", pontua.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias