ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Sabor

Chefs de diferentes países ensinam como respeitar tradição da comida de rua

Aliny Mary Dias, de Corumbá | 03/05/2014 07:32
Cheff mexicano mostra que tacos são diferente do que muitos conhecem no Brasil (Foto: Cleber Gellio)
Cheff mexicano mostra que tacos são diferente do que muitos conhecem no Brasil (Foto: Cleber Gellio)

Encontradas em qualquer esquina e a preços bastante acessíveis. Por isso, as comidas de rua são o tema gastronômico pela terceira vez em Corumbá, durante o Festival América do Sul. O objetivo dos chefs e especialistas de vários países é trazer requinte e qualidade à comida servida em trailers e barracas, sem perder a tradição de origem.

Apesar do apelo sul-americano do evento, os participantes puderam aprender os segredos de uma verdadeira pizza italiana, do mundo dos vinhos, da cerveja e até dos famosos cupcakes. Mas a América esteve presente com os tacos mexicanos, o ceviche boliviano e as empanadas argentinas.

Uma das organizadoras do evento, Vivian de Arruda, 32 anos, explica que o tema foi pensado para que as receitas servidas nas ruas de várias cidades pudessem ganhar em qualidade e que receitas típicas de países vizinhos conquistem ainda mais o paladar dos brasileiros.

“Nós temos muitas coisas sendo preparadas por aí e vendidas como se fossem pratos típicos dos países. Aqui os próprios chefs mostram o jeito certo de fazer”, explica.

Cupcakes também foram tema de uma das oficinas (Foto: Cleber Gellio)
Cupcakes também foram tema de uma das oficinas (Foto: Cleber Gellio)

Uma das aulas show mais disputadas do evento foi a do mexicano e dono de um badalado restaurante situado em São Paulo, Arturo Herrera. Ensinar aos corumbaenses o verdadeiro taco mexicano e aguçar o gosto pelo prato apimentado foi a missão de Herrera.

E logo de cara descobrir que os tacos mexicanos vendidos em muitas cidades não são em nada parecidos com os tradicionais da Cidade do México, traz à tona a discussão sobre o modo de preparação e a preocupação com as comidas de rua e a cultura impregnada nelas.

“Esse taco com a massa dobrada é americano e não mexicano. Lá, nós comemos na massa de milho ou trigo aberta e o jeito é bem diferente. Por isso, é importante que as pessoas busquem informação sobre os pratos, dos mais simples aos sofisticados”, diz.

Com a receita tradicional, Arturo mostrou que é possível preparar o prato em 30 minutos. Na preparação, ele usa alcatra grelhada para o recheio e a famosa guacamole, molho feito a base de abacate, com azeite e tomate. Legumes são cortados e tudo é colocado em uma massa fina com queijo para finalizar. O resultado final é bem diferente dos tacos vendidos em muitos locais.

E não é preciso ir longe para ouvir depoimentos de gente indignada com a comida de rua vendida no Brasil, principalmente nas regiões de fronteira. O boliviano Artor Ardaya, 52 anos, vive em Corumbá e trabalha com a venda de saltenhas.

Ele faz questão de dizer que a maioria do que é vendido do Brasil não condiz com o item típico da cozinha boliviana. “As pessoas fazem de um jeito diferente e acabam enganando. Na verdade, pra saber como é o prato ou tem que ir pra Bolívia ou comprar de mim”, brinca.

Tacos são um dos pratos mais típicos do México (Foto: Cleber Gellio)
Tacos são um dos pratos mais típicos do México (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias