A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

14/06/2019 09:04

Com flores comestíveis, chef faz novas versões de curau e geleia de mocotó

De chapeiro a chef de cozinha, Bruno Abreu decidiu unir a culinária afetiva e contemporânea na hora de cozinhar.

Thailla Torres
Geleia de mocotó com flores, uma boa opção de sobremesa. (Foto: Bruno Abreu)Geleia de mocotó com flores, uma boa opção de sobremesa. (Foto: Bruno Abreu)

O gosto pela cozinha surgiu na infância, ajudando a mãe no preparo das refeições. Hoje, o gosto pela comida afetiva é que inspira o chef Bruno Abreu a criar novas versões de pratos que faz muita gente voltar no tempo. Em especial, doces que são ótimas opções na hora da sobremesa e podem ser uma sugestão diferente para o período do junino.

Entre tantas combinações, Bruno compartilhou duas receitas em novas versões com flores comestíveis. Curau e geleia de mocotó, além de saborosas, agora, podem ficar mais coloridas.

A ideia surgiu depois de muito estudo e viagens quando se encontrou no universo das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). “Meu entusiasmo focou nesse mundo de possibilidades bem mais próximo fornecido pela natureza, sem intervenções tecnológicas e sem situações de agressões a vida. Isso foi decisivo para me empenhar em começar pesquisas, estudos e testes, criando pratos e produtos capazes de alcançar resultados incríveis entre cores, aromas, texturas e sabores”.

A elaboração dos pratos inclui flores como trevinho, primavera, beijo turco, flor de boldo e ixória rosa que são encontradas em diversos jardins.

A geleia de mocotó com flores vem acompanhada de espuma com especiarias de urucum, açafrão da terra, meken e uva japonesa que também é conhecida como “Pau Doce”. Já “Curau no Jardim!” é prato inspirado em “pessoas que unem amigos e familiares para juntos colherem o milho e fazer a produção de pamonha e curau”, diz o chef. O doce leva poucos ingredientes e pode ser servido quente ou frio. Confira as receitas.

Curau com flores, outra pedida para sobremesas e festas juninas. (Foto: Bruno Abreu)Curau com flores, outra pedida para sobremesas e festas juninas. (Foto: Bruno Abreu)

Geleia de mocotó com flores

Ingredientes

1 quilo de mocotó
500 gramas de açúcar
2 litros de leite
Canela em pau e cravo a gosto

Modo de preparo: Em uma panela de pressão acrescente o mocotó com um pouco de água, tampe e espere por aproximadamente uma hora após o início da pressão.

Em seguida, retire a pressão com cuidado e separe os ossos do colágeno.

Bata o colágeno no liquidificador com o leite e passe o líquido cremoso por uma peneira até uma panela grande e alta.

Em uma panela comece a ferver o leite batido com colágeno junto ao açúcar, a canela em pau e o cravo sem parar de mexer, por aproximadamente 35 minutos. Depois, desligue o fogo e coloque a geleia de mocotó em um recipiente, em temperatura ambiente, para não queimar as flores e leve para resfriar obtendo a textura desejada para cortar e se deliciar.

Para fazer a espuma, você precisa bater a clara em neve com um pouco de açúcar e temperar com a especiaria que mais gosta.

Curau e geleia de mocotó, além de saborosas, agora, podem ficar mais coloridas. (Foto: Moura Photo)Curau e geleia de mocotó, além de saborosas, agora, podem ficar mais coloridas. (Foto: Moura Photo)

Curau no Jardim!

Ingredientes

Oito milhos verdes.
600 ml de leite normal ou leite de coco.
Uma xícara de açúcar.
Canela em pó a gosto.

Modo de preparo: Com a ajuda de uma faca, retire o milho da espiga raspando bem junto ao sabugo. Coloque no liquidificador junto com o leite. Bata muito bem e coe em uma peneira de malha fina.

Em seguida, leve ao fogo brando, mexendo com um batedor de arame até engrossar e aparecer o fundo da panela.

Coloque nos potinhos que vai usar para servir, acrescente as flores e a canela em pó.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.