ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Sabor

Com jantar temático, quintal de casa no Rita Vieira vira restaurante exclusivo

Paula Maciulevicius | 26/01/2015 06:22
Quintal da casa de zootecnista vira restaurante para poucos convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)
Quintal da casa de zootecnista vira restaurante para poucos convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)

A ideia surgiu dos programas de TV de canais por assinatura, onde chefs de cozinha investem criatividade e talento para um número reduzido de pessoas. Em Campo Grande, uma casa do bairro Rita Vieira passou a abrir as portas numa experiência gastronômica de três amigos. Veterinários e zootecnistas, eles preparam um jantar temático mensal por um preço fixo e servem a clientela ali mesmo, no quintal de casa. O jantar tem status de banquete: da entrada, salada, prato principal até a sobremesa.

Colegas de faculdade e de trabalho, Juliane, Maria José e Rafael dividem a paixão pelos bichos e também pela gastronomia. “Nós três gostamos de cozinhar. Eu moro sozinho e cozinhando para os amigos, eles sempre brincaram que eu tinha de abrir um restaurante. Mas é uma coisa informal, entre amigos, como um hobby mesmo”, comenta o zootecnista Rafael Rodrigues de Paula, de 32 anos.

Depois de fazerem um curso de culinária e estudarem os conceitos, eles resolveram estender a brincadeira para o público e criaram no Facebook a página “Lá em casa”. De imediato, começaram a convidar os amigos para uma degustação. O primeiro jantar foi italiano, com salada caprese, caponata de berinjela, ravioli ao molho gorgonzola e espagueti ao sugo com polpetone no cardápio.

Maria José, Juliane, Rafael e convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria José, Juliane, Rafael e convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)

No boca a boca, o segundo jantar já teve adesão de desconhecidos mesmo com um menu que exigia maior ousadia tanto deles na preparação, quanto de quem consumiria. O público se resumiu a amigos de amigos que também compraram a ideia de aproveitar uma refeição de restaurante, feita no fundo de casa.

"Foi cardápio tailandês, alguns ficaram com medo de experimentar, mas quem foi, se surpreendeu", conta Rafael.

O quintal da casa de Rafael tem um amplo jardim e capacidade para receber 30 pessoas, no máximo. Por R$ 40,00 eles servem o jantar, mas mantém as bebidas à parte. Sempre aos sábados, é preciso reservar com antecedência a data e também os horários. Para uma melhor organização, o grupo separa das 20h até 23h para evitar que todos os convidados cheguem ao mesmo tempo.

Prato tailandês servido na última edição do jantar. (Foto: Arquivo Pessoal)
Prato tailandês servido na última edição do jantar. (Foto: Arquivo Pessoal)
Além de mostrar cultura do país, amigos explicam os ingredientes. (Foto: Arquivo Pessoal)
Além de mostrar cultura do país, amigos explicam os ingredientes. (Foto: Arquivo Pessoal)

A companheira Juliane Bacargi, de 29 anos, também zootecnista, explica passo a passo da programação. "Primeiro a gente escolhe um tema, um país, daí começa a pesquisar a culinária dos pratos mais tradicionais e também os ingredientes".

Na hora de servir, à francesa, o trio apresenta os pratos e um pouco da cultura do país de origem. "A gente dá uma explicada no que é o prato, os principais ingredientes. Nós cozinhamos a partir da receita deles, mas dando uma abrasileirada sem perder a origem", descreve.

Por enquanto o "Lá em casa" é hobby, mas a ideia é de virar negócio. O nome, claro, sugere a um ambiente aconchegante e que já está preparando a casa para receber os próximos clientes. O jantar do dia 7 de fevereiro será grego tanto na comida quanto na decoração. "Vamos fazer uma salada grega com queijo feta, uma moussak que é uma espécie de lasanha de berinjela com molho de figos", adianta Juliane.

Para acompanhar o cardápio do "Lá em casa", basta acessar e curtir a página do Facebook.

Nos siga no Google Notícias