ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Doce para noivo prova que sobremesa árabe vai além da massa folhada

Naiane Mesquita | 20/01/2016 06:23
O malabie é um doce tradicional árabe que se parece com manjar e tem calda de damasco. (Foto: Gerson Walber)
O malabie é um doce tradicional árabe que se parece com manjar e tem calda de damasco. (Foto: Gerson Walber)

Uma espécie de manjar, o malabie é um doce árabe tradicional da cultura oriental. Segundo o proprietário do restaurante Latife, Eduardo Raslan, a sobremesa seria servida sempre após o primeiro ato de amor dos noivos na noite de núpcias. “Para revigorar o noivo após o coito. Ela não é afrodisíaca, mas é fortificante”, afirma o chef.

O malabie é preparado com água de rosas, damasco, farinha de arroz e miski, um ingrediente grego. “Têm poucas casas que fazem essa sobremesa, eu viajei duas vezes para o oriente médio para aprender. Eu acredito que seja o único aqui a fazer o malabie, até por isso que vamos mudar mês que vem o nome do restaurante de Latife para Malabie, os clientes gostam muito da sobremesa, tem uma retorno incrível”, esclarece.

Knefe é um doce feito com ricota e damasco no restaurante Yallah. (Foto: Fernando Antunes)
Knefe é um doce feito com ricota e damasco no restaurante Yallah. (Foto: Fernando Antunes)

Apesar de os campo-grandenses estarem acostumados com doces árabes de massas folhadas e ninho com nozes, a culinária do oriente médio vai muito além desses exemplares, outros restaurantes da Capital investem em iguarias espetaculares.

No Yallah, o knefe é requisitado pelos amantes de doces mais suaves. Com massa de macarrão cabelo de anjo e recheio de ricota com damasco, a sobremesa também segue à risca a tradição do países orientais. O chef Paco Kawijian, 42 anos, afirma que para chegar ao ponto correto da ricota é necessário muita experiência.

“A consistência tem um meio termo, não pode ter aquela forma da ricota convencional e nem ser muito diferente, porque nesse caso a sobremesa seria parecida com um cheesecake. Nós mesmos fazemos a ricota para garantir que saia da forma correta. Depois de montada, a knefe vai ao forno e fica por cerca de 10 minutos e então é levada à geladeira”, explica.

No Líbano, a receita ainda é feita com queijo de cabra e eles apreciam o sabor no café da manhã. “Ela não fica muito doce. Lá há doces e salgados na mesa do café da manhã. No Brasil é mais difícil porque os doces daqui são muito doces”, diz.

Para o futuro, o chef pensa em incluir outra sobremesa típica no cardápio, o ataif. “Se parece com uma panqueca com recheio de pistache e açúcar. Estamos testando e temos planos de incluir no cardápio”, planeja.

Quem quiser experimentar as sobremesas, o Latife Gastronomia Árabe fica na rua Primeiro de Maio, 323, Jardim São Bento. Informações pelo telefone (67) 3026-3534. O Yallah fica na rua Osvaldo Cruz, 50. Informações pelo telefone (67) 9912-3002.

Já curtiu a página do Lado B no Facebook?

Nos siga no Google Notícias