ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Em casa dos anos 70, mulheres servem pratos da culinária indiana

Agora cidade tem um restaurante com culinária indiana e até bebidas apimentadinhas

Thailla Torres | 10/10/2020 07:31
Esse é o tradicional Chana massala de grão de bico. (Foto: Marcela Serra Fotografia)
Esse é o tradicional Chana massala de grão de bico. (Foto: Marcela Serra Fotografia)

A empresária Nadja Toumani diz que sempre houve uma satisfação particular em comer preparos que saem das mãos de outras culturas, com sabores que sempre ficam no imaginário. Por isso, numa casa antiga dos anos 70, no bairro São Francisco ela resolveu abrir um restaurante que traz um pouco desse encanto.

Chamado Priya, o local atende exclusivamente com culinária indiana. Embora tenha uma enorme quantidade de restaurantes, Campo Grande ainda não tinha nenhuma casa dedicada exclusivamente a essa gastronomia.

“Eu sempre tive muita vontade de abrir um restaurante. A comida indiana tem minha admiração porque grandes mudanças em minha vida vieram através do hinduísmo. A cultura indiana sempre teve uma força dentro de mim”, diz Nadja.

Brulée de manga. (Foto: Marcela Serra Fotografia)
Brulée de manga. (Foto: Marcela Serra Fotografia)

Na visão dela, a comida indiana causa um movimento energético dentro das pessoas. “Então eu queria algo que tivesse um propósito muito maior do que só alimentar, quero também alimentar a alma das pessoas. E a comida indiana se encaixa muito nisso”.

No local, antes de ter acesso ao cardápio repleto de especiarias, o cliente passeia rapidamente por ambientes pequenos, claros e bem decorados, com elementos que fazem referência a Índia, como o balcão de atendimento com desenhos geométricos que foram inspirados no poço Chand Baori. O projeto é assinado pela arquiteta Alliny Zin.

Ambiente tem decoração que faz referência à Índia. Na parede, arte de Natacha Figueiredo. (Foto: Janaina Lott)
Ambiente tem decoração que faz referência à Índia. Na parede, arte de Natacha Figueiredo. (Foto: Janaina Lott)
Área externa da casa que também será pet-friendly. 
Área externa da casa que também será pet-friendly.

Menu – De uma cozinha típica bem cuidada e saborosa, o cardápio majoritariamente vegetariano apresenta muitos destaques da culinária indiana, como as samosas (pastéis indianos) com recheio de legumes ou carnes que são perfumados por especiarias aromáticas.

Entre os pratos da casa, destaque também para os Biryanis, famoso prato indiano a base de arroz basmati, parecido com o pilaf do Oriente Médio. Tornou-se popular na Índia, mas tem sua origem atribuída ao Império Mughal. O prato assemelha-se ao nosso mexido de arroz.

Para quem gosta de receitas à base de frango, a sugestão é experimentar Murg Xacuti (fala-se tchácuti – e não tenha vergonha de perguntar a pronúncia correta dos pratos, faz parte da experiência). A receita é preparada com cubos de frango cozidos em um molho picante e repleto de especiaria, pasta de tamarindo e lascas de coco.

Experimente também o Pav Bhaji, um dos pratos de rua mais tradicionais na Índia, que consiste em um curry vegetal espesso servido com pão grelhado. Ele é carregado com vegetais, vegano e sem glúten.

Picadinho vegano com cogumelos, purê de batata doce e crispy de couve. (Foto: Marcela Serra Fotografia)
Picadinho vegano com cogumelos, purê de batata doce e crispy de couve. (Foto: Marcela Serra Fotografia)

Ao abrir o cardápio de sobremesas, dê espaço para o Gulab Jamum (esse aqui fala-se djamum), que chegam à mesa como bolinhos fritos embebidos em uma calda aromática de rosas ou flor de laranjeira. Esse doce é uma especialidade indiana. Aparece em várias passagens de escrituras antigas como o doce servido aos deuses.

Embora os pratos indianos sejam conhecidos pelo sabor forte e apimentado, Nadja explica que a chef de cozinha elaborou todos as receitas de maneira menos intensa. “Para quem não esteja acostumado com o sabor apimentado possa saborear tudo em uma boa experiência”.

Por enquanto, a casa funciona de quarta a sábado das 18h30 as 22h e domingo das 11h as 17h. O endereço é Rua 25 de Dezembro, 2062 - São Francisco.

Nos siga no Google Notícias