ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Em fogão improvisado, Diodete faz bolo de mandioca assado na folha de bananeira

A receita de massa puba surgiu no Pernambuco e foi levada para Anastácio há mais de 60 anos para alimentar a família

Alana Portela | 03/10/2019 09:18
O bolo de mandioca pronto para ser servido (Foto: Arquivo pessoal)
O bolo de mandioca pronto para ser servido (Foto: Arquivo pessoal)

Para resgatar a infância, Diodete dos Santos Barbosa resolveu preparar o bolo de mandioca assado na folha de bananeira que aprendeu com a mãe. A receita de massa puba surgiu no Pernambuco e foi levada para Anastácio, 140 quilômetros de Campo Grande. “Minha mãe se mudou pra cá ainda jovem, isso há mais de 60 anos, e trouxe o prato com ela para matar a saudade da terra natal”, disse a cozinheira.

Diodete cresceu comendo bolo, e se lembra de uma de suas recordções. “Acordava bem cedo porque tinha que trabalhar na roça, onde plantávamos a mandioca. Meu pai vendia a mandioca para Corumbá e outras cidades. Quando acordava cedo para ajudá-lo, via a mesa do café da manhã cheia. Éramos em oito irmãos e minha mãe preparava tudo”.

Sua mãe é pernambucana e se mudou para uma chácara perto de Anastácio. Na época, as coisas eram mais difíceis e para não deixar ninguém com fome, preparou a receita. “Não tinha fogão a gás e assava num forno improvisado, como eu faço. Uso uma lata de tinta, coloco barro na parte de baixo para fixar bem no chão. A panela é colocada em cima e tampada com uma chapa com brasa”. “Aprendi a fazer a receita aos 12 anos, mas fiz adaptações, tirei o ovo”, contou.

O bolo já assado na panela (Foto: Arquivo pessoal)
O bolo já assado na panela (Foto: Arquivo pessoal)
Folha de bananeira é colocada no fundo da panela (Foto: Arquivo pessoal)
Folha de bananeira é colocada no fundo da panela (Foto: Arquivo pessoal)
Fogão improvisado para assar os bolos de mandioca (Foto: Arquivo pessoal)
Fogão improvisado para assar os bolos de mandioca (Foto: Arquivo pessoal)

O preparo leva a massa puba, leite, manteiga e açúcar. “A massa é demorada. Tem que deixar a mandioca de molho na água por uns dois dias, até ela desmanchar e virar uma massa mesmo. Depois peneira e bata os ingredientes no liquidificador. Cubra o fundo da panela com uma folha de bananeira, despeje a massa e asse por 30 minutos”.

Aos 58 anos, ela começou a preparar a receita para os quatro filhos experimentarem. Como é sua receita predileta e faz lembrar dos bons tempos do passado, resolveu dar continuidade à tradição criada pela mãe. No entanto, a receita é especial e precisa ser assada na brasa. “É pelo sabor. A folha ajuda o bolo a ficar mais leve, cremoso e ter um gostinho mais adocicado. É tradição os pernambucanos usá-la”.

Quando surgiu a Festa da Farinha para comemorar o aniversário da cidade de Anastácio, Diotede quis participar e levou seu bolo de mandioca para a população comprar e experimentar seu bolo. “Comiam tudo, mas faz uns três meses que comecei a preparar para vender mesmo, e todos os dias tenho cerca de 13, 14 encomendas”. Os bolos são vendidos a partir de R$10.

A receita lembra o “Pé de Moleque”, outra tradição dos pernambucanos. No entanto, a diferença no preparo da outra, é que acrescenta ovo, coco ralado e na hora de assar a massa é coberta pela folha de bananeira. “Já teve pessoas perguntando se era isso, mas não é”.

A mandioca e folha de bananeira também é usada na culinária indígena, no preparo do “Hihi”, que é bolo de mandioca. O que também diferencia da receita de Diodete é que os índios preparam a receita com a mandioca ralada. “Outra é que o deles é salgado. O meu já é doce e a mandioca precisa desmanchar para ser preparada. Tinha um vizinho que fazia”, concluiu.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Dona Diodete no centro, segurando um bolo pronto embalado para venda, do seu lado os ajudantes (Foto: Arquivo pessoal)
Dona Diodete no centro, segurando um bolo pronto embalado para venda, do seu lado os ajudantes (Foto: Arquivo pessoal)
Nos siga no Google Notícias