Fã cria hambúrguer em homenagem a Almir Sater e ganha 'bênção' do cantor
Criado há 6 anos, o lanche leva linguiça de Maracaju, geleia de pimenta e queijo Nicola
Fã declarado de Almir Sater, o campo-grandense Felipe Loureiro de Andrade transformou a admiração em receita. Há seis anos, ele criou um hambúrguer em homenagem ao violeiro e, neste sábado (4), finalmente realizou o sonho de apresentar o lanche ao artista, que não apenas aceitou, como aprovou a receita.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um chef campo-grandense criou um hambúrguer em homenagem ao violeiro Almir Sater e, após seis anos, conseguiu apresentar a criação ao artista. O encontro ocorreu após um show em Campo Grande, onde Sater aprovou o lanche e autorizou o uso de seu nome na receita. O "Sater Burger", vendido a R$ 39 na hamburgueria Tchoco Burger, foi inspirado na música "Serra de Maracaju" e possui ingredientes que representam a trajetória do músico, como linguiça apimentada, geleia de pimenta e queijo tipo Nicola, simbolizando elementos da cultura sul-mato-grossense e da carreira do artista.
“Para mim, é mais um sonho realizado, de verdade”, resumiu Felipe. O encontro aconteceu após o show em Campo Grande. Almir até dispensou uma pizza que dividiria com amigos ao fim da apresentação para experimentar o sanduíche criado em sua homenagem.
O lanche nasceu inspirado na música preferida do chef, “Serra de Maracaju”, e tem todo um conceito envolvido.
“Leva pão, linguiça tipo Maracaju apimentada, que é uma referência da fase rústica, da ligação dele com o Estado e da fazenda que ele tem Maracaju. Também coloquei geleia de pimenta, que simboliza quando ele foi para o Rio de Janeiro, foi trabalhar na Globo e teve uma transformação agridoce. Aí coloquei essa geleia para equilibrar”, explica.
No lanche também entram cebola roxa cortada bem fina, “para representar o laço”, e queijo tipo Nicola, como símbolo de Mato Grosso do Sul. “Cada ingrediente tem um conceito, uma ligação com a vida e a obra dele”, explica Felipe.
Inicialmente, o hambúrguer se chamava “Sater Burger”, mas, por cautela e com medo de que o ídolo não aprovasse, Felipe mudou o nome para “Cowboy Burger”. Agora, com o aval do próprio artista, o prato passa a se chamar oficialmente Sater Burger.
A relação de Felipe com Almir Sater vai além da música regional. Admirador de Pink Floyd e de Neil Young, ele sempre associou o som do violeiro a uma pegada folk internacional. “Sempre o considerei o Pink Floyd pantaneiro”, avalia.
Formado em gastronomia, Felipe trabalhou em São Paulo com chefs renomados e hoje é dono da hamburgueria em Campo Grande, onde o Sater Burger é vendido por R$ 39, o mais caro da casa.
"Nesse ano ganhei o Champions Burger. Agora, no próximo, vou inscrever o Almir Sater para concorrer mais uma vez ao prêmio", antecipa.
Para quem quiser experimentar o Sater Burger, a Tchoco Burger fica na Avenida Noroeste, 1562. O atendimento é de quarta a segunda-feira.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.