ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Na cozinha de casa, Ju e Edu ensinam a fazer donuts caseiros

Confeiteira e enteado de 9 anos resolveram aproveitar o momento em família e colocar a mão na massa gravando vídeos de receitas

Alana Portela | 01/08/2020 07:40
Os donuts prontos, cobertos com chocolate ao leite e finalizado com granulado e bolinhas de flocos. (Foto: Arquivo pessoal)
Os donuts prontos, cobertos com chocolate ao leite e finalizado com granulado e bolinhas de flocos. (Foto: Arquivo pessoal)

Na cozinha da casa onde mora, Julyanne Guimarães e o enteado Eduardo Amadeu de 9 anos, resolveram aproveitar o momento em família para gravar um vídeo ensinando a fazer donuts caseiros. Animada, a dupla colocou a mão na massa e fez a rosquinha doce preferida do Homer Simpson.

“É uma diversão na cozinha porque se tiver muita pressão não flui. A receita foi adaptada, demora de duas a três horas porque a massa precisa ficar crescendo por uma hora e meia. É bem facinha da fazer”, explica Ju.

Ela é administradora, mas desde 2015 passou a se dedicar à confeitaria, uma paixão de infância. “Há cinco anos saí do escritório, depois abri uma confeitaria em casa. Desde meus 7, 8 anos faço doce, brigadeiro, bolo. Minha avó e meu avô tinham livros antigos de receitas e deixavam com a gente, pra aprender”, recorda.

A família reunida. Julyanne Guimarães fazendo uma selfie com o enteado Eduardo Amadeu e o esposo, Carlos Amadeu. (Foto: Arquivo pessoal)
A família reunida. Julyanne Guimarães fazendo uma selfie com o enteado Eduardo Amadeu e o esposo, Carlos Amadeu. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos poucos, Ju foi se aperfeiçoando, fazendo novas receitas e vendendo para gerar renda. No entanto, precisou dar uma pausa no trabalho em 2019, por conta da gravidez. “Quando veio a gestação, surgiram algumas complicações e tive que fechar. Depois veio a pandemia e não deu para abrir”.

Agora, dois meses após o nascimento da filha, Ju decidiu voltar para a cozinha e gravar tutorais de receitas, para ensinar os seguidores do Instagram. Mas, para isso, ela conta com o apoio da família e principalmente do ajudante, Dudu.

“Sempre fazemos receitas, é tranquilo. Ele mora com a gente há dois anos e vivemos cozinhando. Meu marido [Carlos Amadeu] também tem esse apego na cozinha”.

O trio gosta de trabalhar junto na cozinha. (Foto: Arquivo pessoal)
O trio gosta de trabalhar junto na cozinha. (Foto: Arquivo pessoal)

Antes de botar a mão na massa, a família preparou o cenário e separou os ingredientes para usar na produção dos donuts. Em uma bacia, Dudu misturou todos os preparativos, com a supervisão da madrasta. Enquanto isso, Ju ficou responsável por sovar a massa.

Entre um intervalo e outro, a confeiteira também aproveitou para amamentar a caçulinha, mas sem tirar o olho na cozinha. Depois de colocar a massa para descansar por uma hora e meia, foi a vez de moldar e fritar as rosquinhas. “Tem que fritar na temperatura de 170º a 180º graus, mas não pode deixar extrapolar”, diz.

A temperatura também é importante para evitar que a rosquinha fique encharcada de óleo. Depois de frito, os dois prepararam duas coberturas para o donuts, a primeira com chocolate branco e corante rosa, e a segunda com chocolate ao leite.  “O gosto lembra muito o sonho, com toque forte de baunilha”, comenta Ju.

Foi uma diversão saborosa e Dudu, além de ajudar no processo de produção, também aproveitou para experimentar e aprovar o resultado do trabalho em equipe. “Gostei. Fazia doces com minha mãe, então estava acostumado. Gosto de cozinhar, somos uma ótima dupla”, destaca o pequeno sobre a madrasta Ju.

Pela mordida é possível notar que a rosquinha com cobertura de chocolate é seca. (Foto: Arquivo pessoal)
Pela mordida é possível notar que a rosquinha com cobertura de chocolate é seca. (Foto: Arquivo pessoal)

Outro detalhe que torna a produção ainda mais interessante é o requinte. “A receita tem um toque refinado, com granulado e chocolate”, comenta.

Apesar da pouca idade, Dudu tem uma disposição de dar inveja. Ele é um menino sonhador e gosta tanto de cozinha que, quando crescer, deseja ter um canal no Youtube. “Quero gravar vídeos de receitas e tutoriais”, conta.

 Além da receita do donuts, ele também já ensinou a fazer pudim e sempre está ajudando na cozinha. Nas próximas semanas, a duplinha pretende entrar em ação novamente e mostrar como preparar mais receitas, como o brownie, receita criada e guardada a sete chaves por Ju. O segredo do doce será revelado para os seguidores. Confira a receita no vídeo ou pelo @juguimaraes.jga.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias