A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

10/12/2018 12:15

Negócio que começou em garagem, hoje é restaurante colorido de comida árabe

Restaurante em Bonito tem cardápio saudável com culinária vegana e árabe

Gustavo Maia
Decoração foi feita pelo próprio casal (Fotos: redes sociais)Decoração foi feita pelo próprio casal (Fotos: redes sociais)

Para quem pensa que a gastronomia de Bonito vive apenas de peixe, restaurante no Centro da cidade que oferece pratos árabes e veganos mostra que é possível diversificar o cardápio com ingredientes da região.

A bonitense Ericka Coelho Martins, graduada em Turismo e pós-graduanda na área da gastronomia e nutrição, e o esposo João Akerley formam dupla que se reveza na cozinha na produção dos pratos, que sempre estão disponíveis também nas opções vegetariana e vegana.

Comprometidos com o desenvolvimento da produção local, eles utilizam nas receitas ingredientes produzidos na região, como castanhas do Cerrado, ervas e outros alimentos da agricultura familiar. No cardápio de sucos e chás, prevalece o respeito aos ciclos da natureza - todas as frutas utilizadas são da estação, ou seja, consome-se frutas produzidas naturalmente, sem o auxílio de agrotóxicos ou outros métodos de produção fora da época. O mesmo cuidado é tomado com os legumes e as verduras usadas nas receitas.

Casal se reveza na confecção dos pratos. Casal se reveza na confecção dos pratos.

Ericka começou, como todos, cozinhando para os amigos em casa. Mas ao perceber que fazia sucesso, começou a vender comida árabe na feira do produtor de Bonito. Na mesma época, conseguiu um espaço inusitado para dar vida a seu sonho: a garagem da casa de uma amiga. O espaço foi provisório, mas lhe rendeu o reconhecimento necessário para seguir ousando com o projeto.

Trabalhando com culinária saudável há 5 anos, hoje ela tem seu próprio restaurante, o Turquesa - Árabe e Natural, com toque de delicadeza em cada detalhe da decoração. Com a ajuda do amigo Marcos de Castro, que é arquiteto, eles decoraram com as próprias mãos todo o local reaproveitando materiais descartados. O resultado é um ambiente acolhedor, com aquela cara de casa de amigo.

A empreendedora conta que não se intimidou por ser pioneira e nunca pensou ser impossível a combinação de comida árabe e vegana num mesmo lugar. “Nunca encontrei resistência, pelo contrário, as pessoas sempre nos deram um retorno bastante positivo sobre isso. Quando fazemos aquilo que amamos, com seriedade, com respeito, tudo dá certo”, relata.

Hoje, o restaurante é referência não apenas para os moradores, mas também para turistas que buscam uma alternativa na hora de aproveitar os sabores de Bonito. O Turquesa, nome que faz alusão à pedra preciosa da cor dos rios de Bonito, faz sucesso ao aliar o ambiente descolado com a alimentação alternativa.

Kebab integral pode ser vegano ou de carne, e ainda vem acompanhado com chips de batata doce.Kebab integral pode ser vegano ou de carne, e ainda vem acompanhado com chips de batata doce.

A mudança de hábitos alimentares tem se tornado cada vez mais recorrente, na busca por uma vida mais saudável e pelo bem estar. E foi assim que Ericka, aos poucos, foi conquistando espaço no cenário bonitense. “A gente vê cada vez mais pessoas veganas hoje em dia, ou vegetarianas. Às vezes, num casal, um é vegetariano e o outro é vegano, e aí a gente consegue agradar os dois paladares”, conta.

Os carros-chefes do menu são a kafta vegana, feita com grão de bico e mix de abobrinhas, e a coxinha de batata doce com carne seca, que também tem uma versão vegetariana, com couve, cebola roxa e muçarela. Para o próximo ano, a cozinheira revela que já estão cultivando brotos, grãos germinados e flores comestíveis - novidades que estão cada vez mais em alta no mercado da alimentação natural.

O Turquesa fica na Rua 29 de maio - 980, no centro de Bonito. O horário de funcionamento é das 16h30 às 22h.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Decoração é charme à parte.Decoração é charme à parte.
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.