ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Para fugir do tradicional, aprenda a fazer um panetone trufado

Anahi Gurgel | 26/11/2017 14:16
Para fugir do tradicional, aprenda a fazer um panetone trufado

Até o mais básico dos panetones já é bom. Agora imagine essa maravilha da época de Natal trufado com creme de leite Ninho, geléia de morango, Nutella, brigadeiro, chocolate ao leite, beijinho? Uma tentação que pode ser feita em casa mesmo. Confira a receita da confeiteira Lyvia Ribeiro, 33 anos.

Em uma batedeira, coloque 1 xícara de água morna (250 ml), 5 colheres de açúcar misturadas com 1 pitada de sal, 1 colher bem cheia de margarina sem sal, 10 ml de essência de panetone, 1 colher de sopa de glucose de milho, 2 colheres bem servidas de leite Ninho, 1 pacotinho de fermento seco para pão (10g), outro de melhorador de trigo (10g) e 4 gemas. Dê uma leve misturada e bata.

Farinha de trigo são 5 xícaras, que você vai acrescentando aos poucos, sempre batendo. Também coloque 1 colher de amido de milho.

Você pode utilizar liquidificador, mas tem que ser potente porque a massa fica bem gossa. Na batedeira, o ideal é escolher esse gancho como acessório. A massa estará no ponto quando se soltar todinha da lateral da vasilha.

Coloque numa bancada polvilhada com farinha de trigo. Divida no meio para se transformar em duas delícias de Natal: a receita faz dois panetones de 600 gramas cada. Em uma parte, Lyvia acrescentou 200 gramas de frutas cristalizadas e na outra 200 gramas de gotas de chocolate.

Mexa até a massa aderir bem, coloque em formas próprias para panetone e deixe crescer em ambiente fechado por 1 hora. Asse em forno a 180ºC até ficarem dourados.

Para fazer o tipo trufado, retire o miolo do panetone e recheie como preferir. A sugestão dessa confeiteira “de mão cheia” é intercalar camadas de creme de leite Ninho, geleia de morango e muito creme de avelã... sem miséria mesmo! Use e abuse da criatividade para enfeitar com biscoitos, frutas, chocolates.

“O segredo da massa do panetone é sovar bastante e não deixar como massa de pão. Deixe descansar até ficar fofinho. Outra dica para evitar desperdício é aproveitar o miolo do panetone para fazer sobremesas, que podem ser servidas em taças”, explica.

Falta menos de 1 mês para o Natal, mas já dá para treinar a receita e deixar a casa com um aroma especial.

“Quando estamos fazendo a massa, na hora que o forno está aceso, até da rua já dá para sentir o cheirinho do panetone, anunciando que o Natal está chegando”, comenta.

Nos siga no Google Notícias