ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Portuguesa, Aldina mantém bar há décadas com bolinho de bacalhau e até pé de uva

Espaço foi inaugurado em um trailer em 1998, desde então o negócio avançou e hoje é uma grande família

Danielle Valentim | 20/01/2020 09:18
Aldina ama o que faz e diz que atender seus clientes a mantém na ativa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Aldina ama o que faz e diz que atender seus clientes a mantém na ativa. (Foto: Henrique Kawaminami)

Inaugurado a primeira vez em um trailer e com o nome Manelitos Lanches, em homenagem ao pai, o espaço de Aldina Maria Loureiro, de 63 anos, foi se transformando nas últimas duas décadas até ganhar a sua cara. Nascida em Figueira da Foz, distrito de Coimbra, em Portugal, a proprietária chegou a Campo Grande aos 12 anos e, por aqui, fixou suas raízes. Do cafezinho às 6h30 ao tradicional bolinho de bacalhau, a portuguesa é a simpatia que faz do lugar uma referência no Monte Líbano.

"Lanchonete da Portuguesa, Com Certeza". Essa é a frase da fachada verde e amarela e o Lado B entrou para conhecer essa história. Logo de cara, o cliente se sente num verdadeiro quintal de uma casa. Com mesas na varanda e uma linda parreira de uvas, Aldina atende a todos como verdadeiros amigos.

Altina presenteava clientes com caixinhas de uva do seu bar. (Foto: Henrique Kawaminami)
Altina presenteava clientes com caixinhas de uva do seu bar. (Foto: Henrique Kawaminami)

A reportagem chegou à lanchonete e Aldina estava atendendo. Se dizendo surpresa com a visita pediu licença e rapidinho correu para trocar a blusa que usava. A simpatia é reflexo da alegria de fazer o que gosta, já que viver rodeada de pessoas a mantém na ativa, garante.

Filha única, Aldina veio de Portugal ao lado da mãe. O pai tinha vindo na frente um ano e meio antes. Por aqui estudou, namorou, se casou e constituiu família. “Quando meus filhos estavam entre 15 e 18 anos, eu e meu marido estávamos muitos endividados e eu voltei para Portugal para trabalhar. Naquela época, o país estava no auge. Meu marido também português foi e voltou duas vezes”, conta.

Com os filhos muito jovens, Aldina garante que precisou pôr à balança a decisão de sair do país. “Com dois filhos adolescentes e a filha na faculdade pensei muito, pois não queria deixá-los sozinhos ou dar trabalho para minha mãe, mas acabei indo trabalhar. Fiquei um ano e meio e trabalhei em duas panificadoras. Economizei muito, trouxe dinheiro em dólares, paguei dívidas, fiz a formatura da minha filha, comprei um Passat Pointer, que na época estava no auge. Sobrou uma “merrequinha”, que eu comprei o trailer e instalei aqui no terreno”, conta.

A simpatia dela é reflexo da alegria de fazer o que gosta. (Foto: Henrique Kawaminami)
A simpatia dela é reflexo da alegria de fazer o que gosta. (Foto: Henrique Kawaminami)

O trailer foi instalado no terreno, mas foi só em 1998 que passou a funcionar. Aldina conta que ao lado existia um pé de caju, onde funcionários do Comper vinham descansar à sombra dele depois do almoço. Dentro do terreno, ainda tinha muito mato, e alguns vizinhos jogavam lixo. “O tempo passou, o dinheiro acabou e meu marido ficou desempregado. Vi a oportunidade de colocar o trailer para funcionar”, lembra.

A mãe de Aldina plantava muitas coisas no terreno, entre elas alface. Ela recorda que os primeiros lanches foram feitos com a folhagem do quintal. O negócio foi encaminhando, chegou a ser arrendado, mas Aldina é essência do ponto e voltou para o balcão.

Dentro do estabelecimento, um pé de uva tem a idade da lanchonete. Em diversas colheitas, os cachos da fruta eram presentes aos clientes. O carro-chefe da casa é o tradicional bolinho de bacalhau e o Lado B nem conseguiu fotografá-los, pois já tinham esgotado. Outro queridinho dos clientes é o cafezinho das 6h30, muitos já esperam na porta. "Assim que abro, já tem clientes esperando. Também sirvo a costelinha de pacu, porções e cervejinha gelada", frisa.

Genro de Aldina, no balcão da lanchonete. (Foto: Henrique Kawaminami)
Genro de Aldina, no balcão da lanchonete. (Foto: Henrique Kawaminami)
Clientes que acompanham Aldina desde a inauguração. (Foto: Henrique Kawaminami)
Clientes que acompanham Aldina desde a inauguração. (Foto: Henrique Kawaminami)

Dos três filhos, o do meio ajuda Adtina durante o dia e o genro à noite. A portuguesa sempre esteve à frente da lanchonete, o marido nunca gostou de atendimento em bar. Atualmente, os dois estão separados.

Aldina recebe clientes que a acompanham desde a abertura e já foi "psicóloga" de muitos. Mesmo sendo uma mulher, a proprietária garante que sempre soube lidar o comércio e nunca foi desrespeitada. “Eles desabafam, pedem conselho e vou ouvindo. Às vezes me envolvo em alguma discussão, mas eles mesmos se apaziguam”, garante.

Aldina ama o Brasil e, em todos esses anos, nunca teve vontade de voltar à Portugal para morar.
"Eu faço o que eu gosto e isso é a coisa mais importante da nossa vida. Me sinto bem, tenho meus clientes e a gente procura atender da melhor maneira. Conheço a maioria pelo nome e muitos já faleceram. Estar aqui me mantém viva", finaliza.

A Lanchonete da Portuguesa fica na Rua Antônio Correa com Aluízio de Azevedo, no Jardim Monte Líbano.

Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Fachada com verde e amarela.  (Foto: Henrique Kawaminami)
Fachada com verde e amarela. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias