ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Receita secreta que virou negócio tempera festa que completa 10 anos em família

Tonho do Tempero faz mistério sobre receita criada com o primo açougueiro

Gustavo Maia | 13/12/2018 09:17
Receita é passada de pai para filho há gerações. (Fotos: Gustavo Maia)
Receita é passada de pai para filho há gerações. (Fotos: Gustavo Maia)

Com fábrica no fundo do quintal, Antônio Araújo, mais conhecido como Tonho do Tempero, mantém viva receita passada de geração em geração.

Apaixonado por cozinhar, ele criou o tempero com um primo açougueiro e, ainda sem uma receita definida, foram experimentando e percebendo o que funcionava e o que não ficava legal nas receitas. Até chegar à fórmula usada hoje foram alguns anos de muito churrasco e confraternização entre amigos e familiares. “Eu comecei dando de presente pros amigos, pros parentes. Eu fazia bastante, fazia quilos de tempero. Chegava a ficar quase três dias descascando alho, naquele tempo não tinha as máquinas que tem hoje. E eles sempre falavam que eu devia abrir um negócio, começar a vender”, lembra.

Filho de pais alagoanos que migraram para Mato Grosso do Sul nos anos 50, e abriram o Hotel Brasil, o primeiro de Fátima do Sul, ele tem 16 irmãos - oito mulheres e oito homens. A grande família de Antônio mantém há 10 anos um tradicional encontro anual, e como cada irmão mora em um lugar do País, para não haver discórdia o endereço da festança é decidido por votação. O evento dura mais de três dias é mantida a muito churrasco e, claro, o tempero do Tonho dá o toque principal.

Apesar de produzir a receita há anos, foi só em abril passado, com a ajuda da família, que Tonho do Tempero se tornou empreendedor e passou a fazer dinheiro com sua receita. Comprou as máquinas que processam os ingredientes e montou no quintal de casa sua pequena fábrica. Inventou, ionclusive, uma “descansadeira de alho”, espécie de mesa onde processa o ingrediente.

Dona Dete nos preparativos para a confraternização anual.
Dona Dete nos preparativos para a confraternização anual.

Feito à base de alho e sal marinho, misturado com especiarias, o tempero serve para churrasco, salada, arroz, peixes, aves e tudo mais que a criatividade deixar. Ele diz que ajuda a combater até aquela azia que bate depois de um prato mais gorduroso. “Se você usar o tempero do Tonho não vai dar aquele mal estar que as pessoas têm depois de comer uma gordurinha, um porco”, garante.

Em pouco tempo, ela jura que o negócio virou sucesso, com a venda em uma esquina do Centro de Campo Grande. Antônio revela que o tempero já foi procurado até por empresas de outros estados. “Na hora que você assar uma carne na sua casa com esse tempero, até os vizinhos vão te perguntar o que que é”, brinca.

Na casa onde quem é especialista na cozinha é o marido, Dona Dete, esposa de Antônio brinca: “Uma hora ele vai ter que contar o segredo”. Ela é quem cuida da parte financeira do empreendimento, e quando chega o final do ano - época em que toda a família se reúne - ela é a responsável por confeccionar as lembrancinhas do encontro.

Apesar de ter locais de venda de seu tempero por toda a cidade, açougues, mercadinhos, conveniências e restaurantes, ele não abre mão de seu ponto estratégico, na esquina da Padre João Crippa com a Afonso Pena, onde o filho tem sua mesinha na sombra de uma árvore e uma placa indicando que ali se vende o Tempero do Tonho. “Aqui é meu escritório. As pessoas passam por aqui, veem a plaquinha e quando chegam no mercado, no açougue, vão lembrar do nome, vão comprar”, conta Antônio Júnior, que é zootecnista mas deixou a profissão para administrar o negócio do pai.

Esquina no centro é ponto estratégico para o marketing do produto.
Esquina no centro é ponto estratégico para o marketing do produto.
Nos siga no Google Notícias