ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Tatiana ensina fazer receita de Caburé, que está na família há três gerações

Ela aprendeu a preparar o prato há dois anos e até apresentou no concurso Comitiva dos Chefs, em Campo Grande

Alana Portela | 12/08/2019 06:38
Caburé com pimenta rosa e folha de alecrim  (Foto: Henrique Kawaminami)
Caburé com pimenta rosa e folha de alecrim (Foto: Henrique Kawaminami)

Passada de geração para geração, Tatiana Lopes Baungarten foi para cozinha e ensinou a fazer receita de Caburé, estilo de chipa feito com mandioca. “Minha família é do Paraguai, meus avós vieram pra cá e minha avó fazia e ensinou minha mãe, Maria Helena”, lembrou.

“Quando éramos crianças, ajudávamos a fazer o Caburé na Semana Santa porque as comidas paraguaias são feitas até a quinta-feira. Os paraguaios são muito religiosos e na Sexta-feira Santa não se cozinha, apenas comem. Eu ajudava fazendo bolinha, mas aprendi a fazer mesmo há dois anos”, contou.

Tatina Lopes Baungarten é corretora de imóveis e faz curso de gastronomia (Foto: Henrique Kawaminami)
Tatina Lopes Baungarten é corretora de imóveis e faz curso de gastronomia (Foto: Henrique Kawaminami)

O prato é tradicional no Chaco, cidade entre a Argentina e o Paraguai. “Lá tem o Festival do Caburé”. Tatiana é corretora de imóveis, mas há dois anos despertou o gosto pela cozinha. “Depois que casei comecei a me interessar. Estou fazendo um curso de culinária e aprendendo muito”.

A receita não tem mistério, é fácil e rápida de fazer. Com seu avental azul e a touca vermelha, lembrando a cor da bandeira do Paraguai, Tatiana colocou a mão na massa. “É uma forma de manter a tradição viva e resgatar as raízes”, destacou. A confeiteira Ana Paula Saliba cedeu a cozinha para a preparação do Caburé. “Ela é minha amiga de infância”, falou Tatiana.

Ingredientes - Para fazer a receita, ela separou 1 kg de mandioca, 500 gramas de queijo curado ralado, 50 gramas de banha de porco, 3 ovos e 10 gramas de fermento químico.

Preparo - O primeiro passo é triturar a mandioca em um processador e separá-la da água e do polvilho. Repita o processo duas vezes até a mandioca virar uma massa. Essa parte também pode ser realizada usando um liquidificador, no entanto, depois será preciso coar para ter o ingrediente principal.

Tatiana separando modelando a massa do Caburé (Foto: Henrique Kawaminami)
Tatiana separando modelando a massa do Caburé (Foto: Henrique Kawaminami)

Em seguida, coloque a mandioca triturada em uma bacia e acrescente o queijo ralado, a banha de porco, os ovos e amasse bem. Acrescente o fermento químico e misture. O próximo passo é modelar a massa para levar ao forno.

Em pequenos pedaços, modele a massa no formato de uma elipse. Depois, com a palma das mãos pressione levemente. “Quem faz o Caburé deixa o registro, porque é a marca da palma da mão da pessoa”, disse Tatiana.

Depois de modelado, asse em uma fritadeira elétrica na temperatura de 180°C por 8 minutos ou leve ao forno, na mesma temperatura por 40 minutos. Confira no vídeo:

A receita foi apresentada no concurso Comitiva dos Chefs, mas Tatiana acrescentou o recheio de carne seca para regionalizar o prato.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Nos siga no Google Notícias