ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Tradição italiana para atrair fortuna tem noite com nhoque na rua da Paz

Anny Malagolini | 30/05/2013 07:33
Três tipos de nhoque para atrair fortuna.
Três tipos de nhoque para atrair fortuna.

Reza a lenda na culinária italiana que comer nhoque no dia 29 de todo mês atrai fortuna, ou ao menos não deixa que falte dinheiro, ainda mais no fim do mês. Então, quem é supersticioso já sabe o que escolher para o cardápio nesta data.

No Macallani Empório, na Rua da Paz, a proprietária Ana Paula Cunha resolveu manter a tradição e todo dia 29 o cardápio da casa é o nhoque, clássico, de massa verde ou integral. Para apostar na fortuna, é preciso desembolsar R$70,00.

A história católica, que aconteceu na Itália, ainda no século IV, é de São Pantaleão se vestiu de andarilho e faminto, batia de porta em porta pedindo comida para testar a solidariedade dos morados locais.

Uma das casas, de família grande e de pouca comida, foi a única a abrir as portas e deixar o andarilho entrar e se alimentar. Como a comida era pouca, cada um teve direito a comer sete massinhas. Quando os pratos foram recolhidos da mesa, embaixo de cada louça havia moedas em ouro.

Depois disso, servir o Gnocchi no fim do mês se tornou tradição e até simpatia para atrair fortuna foi inventa. Quem acredita pode fazer em casa é só fazer a massa, e ao servir, colocar dinheiro embaixo do prato, comer os sete primeiros pedacinhos em pé e fazer um pedido a casa um deles.

Mas como o dia 29 de maio já passou, anote a receita para prepar o prato no mês de junho.

Ingredientes:

6 batatas médias
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto molho:
1 lata de molho de tomate
1/2 cebola
1 colher de sopa de azeite
2 tabletes de caldos de carne
1/2kg de carne moida
1 pacotinho de queijo ralado

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias, depois escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Acrescentando aos poucos farinha e o sal. Depois de amassar bem, coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm. Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal e, quando a água levantar fervura vá colocando os Gnocchis na água e retire quando eles começarem a amolecer. Escorra bem e coloque o a massa em um refratário e reserve.

Molho:

Pique a cebola e a coloque para fritar em uma panela com azeite. Acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne. Mexa bem e, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min. Despeje o molho sobre o Gnocchi e salpique queijo em cima. Leve ao forno para gratinar.

Nos siga no Google Notícias