ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 29º

Lado Rural

A cinco dias do prazo, 37% dos produtores ainda não declararam rebanhos em MS

Dourados e Maracaju registram os menores índices de adesão; atraso pode gerar multas e bloqueios sanitários

Por Jhefferson Gamarra | 26/05/2026 13:56
A cinco dias do prazo, 37% dos produtores ainda não declararam rebanhos em MS
Rebanho de bovinos em pastagem (Foto: Arquivo/Semadesc)

Faltando cinco dias para o encerramento do prazo da Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral em Mato Grosso do Sul, 37% dos produtores rurais do Estado ainda não regularizaram a situação junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Com prazo encerrando em 1º de junho, 37% dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul ainda não realizaram a Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral exigida pela Iagro. Dourados e Maracaju lideram o atraso, com índices abaixo de 50%. O descumprimento pode gerar multas e bloqueio da Guia de Trânsito Animal. A declaração é gratuita e pode ser feita pelo sistema e-SANIAGRO ou presencialmente.

Dados atualizados até esta terça-feira (26) mostram que apenas 63,27% dos produtores haviam cumprido a obrigação sanitária, que é obrigatória para todos os proprietários que possuem saldo de animais, independentemente do tamanho da propriedade.

Entre as regiões com menor adesão estão dois importantes polos do agronegócio sul-mato-grossense. Em Dourados, somente 49,23% dos produtores realizaram a declaração até o momento. Em Maracaju, o índice é ainda menor, chegando a 48,76%, ambos abaixo da média estadual.

O prazo termina na próxima segunda-feira, 1º de junho, e o descumprimento pode trazer consequências diretas para a atividade pecuária. Entre as penalidades previstas estão aplicação de multas, bloqueio da emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) e outras restrições sanitárias que afetam o transporte e a comercialização dos animais.

A campanha contempla todos os produtores com animais cadastrados e tem como objetivo manter o controle sanitário dos rebanhos e atualizar as informações utilizadas pela agência no monitoramento da atividade pecuária no Estado.

A declaração pode ser feita gratuitamente pela internet, por meio do sistema e-SANIAGRO, ou presencialmente em qualquer Unidade Local da Iagro. Durante o procedimento, os produtores devem atualizar dados da propriedade e do rebanho, incluindo alterações cadastrais, como endereço, contatos e coordenadas geográficas.

Também devem ser informadas ocorrências como nascimentos e mortes de animais, evolução das faixas etárias e o saldo atualizado das espécies acompanhadas pela agência.

Além disso, a declaração inclui informações sobre propriedades localizadas em outros países, vias de acesso, características da exploração pecuária e espécies exploradas na área cadastrada.

No caso dos produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não exista outra espécie animal vinculada à mesma ficha cadastral. Se houver qualquer outro tipo de criação registrada, a obrigatoriedade permanece.

Durante esta etapa da campanha, os produtores também podem registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses. O prazo para esse procedimento segue até o dia 30 de junho.

Para auxiliar no preenchimento e esclarecer dúvidas, a Iagro disponibiliza atendimento via WhatsApp pelo número (67) 99875-3796.