ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

China veta importações de carne de frango de frigorífico de Mato Grosso do Sul

Motivos não foram divulgados; medida atinge também frigorífico de Goiás e causa baixo impacto no mercado

José Roberto dos Santos e Gabriela Couto | 31/01/2022 15:05
Produção de frango em granja brasileira; Brasil tem na China o principal destino das carnes de aves. (Foto: Divulgação)
Produção de frango em granja brasileira; Brasil tem na China o principal destino das carnes de aves. (Foto: Divulgação)

Sem motivo informado, a Administração Geral de Alfândegas da China anunciou neste domingo, 30, a suspensão das importações de carne de frango de dois frigoríficos brasileiros, um deles – o Frango Bello – localizado em Itaquiraí, em Mato Grosso do Sul. A medida atinge também a São Salvador Alimentos, dona da marca Super Frango, em Itaberaí (GO).

A China é o principal comprador mundial de frango brasileiro. No ano passado, os chineses compraram 639,492 mil toneladas do produto, com uma receita de US$ 1,27 bilhão. No total, as exportações totais de frango do Brasil foram de 4,46 milhões de toneladas, com um faturamento total de US$ 7,89 bilhões em 2021.

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) confirmou ao Campo Grande News o recebimento da notificação pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, em inglês) sobre a suspensão das importações de carne de frango. A área técnica do Mapa afirma discordar da decisão adotada pela autoridade sanitária da China e apresentará as informações técnicas para reverter a suspensão.

"Informamos que a Bello Alimentos ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão. Esclarecemos ainda, que todas as medidas sanitárias e de segurança, exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela China, são seguidas rigorosamente," informou a pasta sobre a medida.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de carne de frango do país, avaliou, nesta segunda-feira (31/1), através de nota oficial, que a suspensão das exportações de dois frigoríficos por parte do governo da China não deve ter impacto significativo nos embarques do produto para o país asiático.

O Brasil tem 43 plantas frigoríficas habilitadas a exportar para os chineses.

"No quadro geral, não são esperados impactos significativos para as exportações brasileiras de carne de frango, que contam, atualmente, com 43 plantas habilitadas para exportar carne de frango para o país asiático", diz a nota.

Exportação em alta – As vendas de carne de frango para o mercado internacional totalizaram 4,6 milhões de toneladas em 2021, maior volume já registrado pelo setor em um único ano. Segundo o levantamento, o número superou em 9% o total exportado pelo Brasil em 2020, quando foram embarcadas 4,23 milhões de toneladas.

* Matéria editada às 17h36 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias