ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 26º

Lado Rural

Começa nesta segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em MS

De 1º de novembro a 15 de dezembro de 2021 produtor deve fazer o registro da vacinação na Iagro

José Roberto dos Santos | 29/10/2021 15:25
Em MS, cerca de 9 milhões de cabeças devem ser imunizadas contra a aftosa. (Foto: Divulgação)
Em MS, cerca de 9 milhões de cabeças devem ser imunizadas contra a aftosa. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul inicia  hoje a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que é obrigatória em bovinos e bubalinos. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) cerca de 9 milhões de cabeças serão imunizadas, entre os animais das regiões do Planalto e do Pantanal.

Na região do Planalto, a vacinação é obrigatória para animais até 24 meses entre os dias 1° e 30 de novembro. O registro da vacinação deverá ser realizado pelo produtor no sistema informatizado da Iagro, através do portal GAP de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2021.

Já no Pantanal, os optantes pela etapa de novembro devem vacinar todo o rebanho entre 1° de novembro a 15 de dezembro de 2021 e registrar a vacinação de 1° de novembro a 31 de dezembro. Para ambas as regiões, a aquisição da vacina estará liberada nas revendas desde quinta-feira, 28.

Segundo nota distribuída pela agência de Defesa Sanitária, o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, pede mais uma vez o empenho e comprometimento dos produtores rurais em manter o Estado como zona livre da febre aftosa.

A Iagro lembra que o Comitê Gestor do Pnefa (Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa), prevê a retirada da vacina até novembro de 2022.

Etapa nacional – Nesta etapa, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deverão ser vacinados cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. A vacinação ocorrerá na maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação.

Das 19 unidades da federação que fazem a vacinação neste período, no Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Nos siga no Google Notícias