ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 33º

Lado Rural

Expogenética MS terá 4 mil animais em leilão e rodeio internacional

A feira está marcada para acontecer entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro

Por Izabela Cavalcanti | 09/10/2025 11:38
Expogenética MS terá 4 mil animais em leilão e rodeio internacional
Nelore pintado, animal com pelagem diferenciada, presente na Expogenética 2024 (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A segunda edição da Expogenética MS está marcada para acontecer entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O evento promete reunir o melhor da genética bovina, da cultura, do entretenimento e do agronegócio, com direito a rodeio internacional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A segunda edição da Expogenética MS acontecerá entre 30 de outubro e 9 de novembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O evento reunirá exposição de 300 animais, 19 leilões com 4 mil animais comercializados, shows gratuitos e rodeio internacional, com expectativa de movimentação financeira superior a R$ 60 milhões. A feira, organizada pela Nelore-MS e Acrissul, será a primeira inclusiva do estado, com espaços adaptados. Mato Grosso do Sul destaca-se na criação de Nelore, com rebanho de 18 milhões de cabeças, sendo referência nacional em melhoramento genético da raça.

A feira é idealizada pela Nelore-MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), em parceria com a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

Além da exposição de 300 animais, também já têm 19 leilões confirmados, nos quais 4 mil animais devem ser comercializados. A movimentação financeira deve ultrapassar R$ 60 milhões em negócios diretos e 1.600 empregos diretos devem ser gerados durante o período.

Todos os shows terão entrada gratuita, com exceção da apresentação de Ana Castela e do acesso aos camarotes que serão pagos. Já estão confirmados também Eduardo Costa e Jads & Jadson. A programação oficial ainda será divulgada.

A Expogenética será sede do último Major da temporada da PBR (Professional Bull Riders) em 2025. O atual campeão da etapa de Campo Grande, Gustavo Luiz da Silva, conquistou recentemente a Tríplice Coroa — títulos de Campeão Brasileiro, Campeão da Final Nacional e Rookie of the Year.

Para 2026, as atenções já se voltam para João Paulo Velasco, apontado como um dos favoritos ao título nacional.

O rodeio reunirá os 25 principais atletas de montaria do mundo e será transmitido para o Brasil, o México, o Canadá, a Austrália, os Estados Unidos e a Nova Zelândia.

Expogenética MS terá 4 mil animais em leilão e rodeio internacional
Presidente da Nelore-MS, Paulo Matos, dando entrevista ao Campo Grande News (Foto: Henrique Kawaminami)

“O objetivo é reunir os criadores, promover a transferência de tecnologia por meio de palestras técnicas e informações, além de discutir o mercado de capitais no agronegócio. Nós reunimos tudo o que Mato Grosso do Sul tem de melhor: a pecuária Nelore, os melhores atletas de montaria e grandes artistas. O evento tem essa força cultural e esportiva, mas também movimenta muito a economia”, pontuou o presidente da Nelore-MS, Paulo Matos.

Além do entretenimento, já estão confirmados palestras técnicas, provas equestres, exposição de animais, o Parque de Diversões Ita Center Park e feira comercial.

Uma das novidades desta edição é o fato de ser a primeira feira inclusiva de Mato Grosso do Sul, com salas sensoriais e espaços adaptados, garantindo acessibilidade e permitindo que crianças e pessoas com deficiência também possam aproveitar a festa.

Destaque - A raça Nelore é o grande destaque da Expogenética MS. De acordo com Paulo Matos, Mato Grosso do Sul é referência nacional na criação e no melhoramento genético da raça, com um rebanho que ultrapassa 18 milhões de cabeças ao todo. No Brasil, o número chega a 238,2 milhões de cabeças, sendo 90% de origem Nelore.

“Estamos entre os cinco maiores exportadores de carne do Brasil e tivemos um avanço importante na raça, com o melhoramento genético, fruto do trabalho desenvolvido dentro das propriedades. Por isso, a Expogenética existe. Dentro dessa evolução, Mato Grosso do Sul se tornou um dos maiores disseminadores da genética melhoradora da raça Nelore”, destacou Matos.

Ele também ressaltou o salto tecnológico obtido ao longo dos anos. “Antigamente, um boi era abatido com até seis anos. Hoje, por conta da tecnologia de melhoramento genético, temos boi abatido entre 18 e 24 meses, com uma carne de altíssima qualidade, maciez, marmoreio e sanidade excepcionais”, finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.