ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 30º

Lado Rural

Portaria torna obrigatório o uso de aplicativo que rastreia carga viva

Transportadores devem fazer cadastro para circular com bovinos e suínos em rodovias de Mato Grosso do Sul

Por Gustavo Bonotto | 01/05/2024 18:49
Motorista cadastra dados da carteira nacional de habilitação em aplicativo. (Foto: Reprodução/Iagro)
Motorista cadastra dados da carteira nacional de habilitação em aplicativo. (Foto: Reprodução/Iagro)

Portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) torna obrigatório, a partir desta quinta-feira (2), a utilização de aplicativo no celular de quem transporta animais vivos nas rodovias de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, de acordo com a pasta, busca garantir a segurança e aprimorar o controle sanitário.

O texto de nº 3.730/2024, que discorre a obrigatoriedade, a agência esclarece que o trânsito de animais só será permitido mediante cadastro dos transportadores e dos veículos nos serviços públicos, promovendo a vinculação de transportadores ao documento de trânsito via aplicativo no momento do carregamento.

A iniciativa, de acordo com a Iagro, proporcionará um acompanhamento preciso do transporte, abrangendo desde a confirmação do embarque até a validação da entrega dos animais.

O diretor-presidente da agência, Daniel Ingold, enfatizou que a portaria representa uma evolução vital nas operações de defesa sanitária. "Ao implementarmos este programa de certificação, não só melhoramos o rastreamento e a fiscalização do transporte de cargas vivas, mas também elevamos os padrões de bem-estar animal durante o processo. Estamos estabelecendo um novo paradigma que garante tanto a integridade do nosso rebanho quanto a confiança dos consumidores e parceiros comerciais”, destacou.

Como usar - Na primeira etapa, o motorista de cargas vivas deverá realizar o cadastro das suas informações, do veículo e da carroceria, se for o caso, no portal cadastramento.iagro.ms.gov.br/cadastrotransportadores.

Em seguida, deverá baixar e instalar o aplicativo “Transportador Iagro”, o qual encontra-se disponível para baixar e instalar, gratuitamente, no dispositivo. Para usar, basta informar os 11 dígitos do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias