ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Lado Rural

Produção de grãos deve atingir 272,5 milhões de toneladas, diz Conab

Mato Grosso do Sul é o estado que lidera na produção de sorgo com 362,6%

Ana Paula Chuva | 07/07/2022 12:05
Produção de milho lidera o crescimento no país. (Foto: Divulgação | Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
Produção de milho lidera o crescimento no país. (Foto: Divulgação | Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

A produção de grãos no país deve chegar a 272,5 milhões de toneladas no ciclo 2021/22 por conta das condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das culturas de 2ª safa, segundo o 10º Levantamento da Safra, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta quinta-feira (7).

De acordo com o levantamento, o volume representa 6,7% de crescimento em relação a temporada passada, cerca de 17 milhões de toneladas. Também é esperado aumento de 4 milhões de área, ou seja, 73,8 milhões de hectares.

Além disso, com cerca de 60% do milho 2ª safra em maturação e 28% já colhido, a produção total é estimada em 115,6 milhões de toneladas, 32,8% superior ao ciclo passado. Apenas nesta safra o aumento chega a 45,6% chegando a quase 88,4 milhões de toneladas.

Se o resultado for confirmado, esta será a maior produção de milho 2ª safra registrada na série histórica, mas é preciso ressaltar que, mesmo com avanço da cultura, aproximadamente 19% das lavouras ainda estão sob influência do clima.

Ainda conforme o levantamento, o sorgo é outro grão que tende a registrar recorde na produção com colheita estimada em mais de 3 milhões de toneladas. O crescimento vem impulsionado pelo milho. Neste caso, Mato Grosso do Sul é o estado que apresenta maior percentual de alta na produção do produto usado no preparo de ração para animais, 362,6%.

Para o feijão, a produção total estimada é de 3,1 milhões de toneladas, com destaque para o cultivo de segunda safra, que deve aumentar 26% em relação ao ciclo passado, indo de 1,1 milhão para 1,4 milhão de toneladas. Recuperação também explicada pelas condições climáticas.

Já o arroz e a soja sofreram impacto ocorrido pela estiagem no Sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul. Segundo a Conab, a produção da oleaginosa é de 124 milhões de toneladas e de arroz é estimada em 10,8 milhões de toneladas.

Nas culturas de inverno, quem se destaca é o trigo. A estimativa é que a produção da cultura também atinja novo recordo chegando a 9 milhões de toneladas, crescimento de 75% em comparação a safra de 2019, quando foram produzidas 5,1 milhões de toneladas. O melhor desempenho do cereal impulsiona o crescimento da produção das demais culturas cultivadas.

Mercado – Neste levantamento, as estimativas foram revisadas para cima quando comparadas com as divulgadas no relatório anterior. Soja e algodão foram a exceção, por conta da diminuição esperada na produção. Para a soja, as estimativas de sementes/outros usos e perdas e estoque final também caíram, 0,11% e 4,42%, respectivamente, sendo o estoque de passagem de 2022 estimado em 4,65 milhões de toneladas.

O suprimento e o estoque final de algodão foram reduzidos em 0,67% e 2%, respectivamente. Quanto ao mercado internacional da fibra, a perspectiva, entretanto, é que as exportações finalizem o ano em 2,05 milhões de toneladas de pluma.

Por outro lado, no quadro de suprimentos do arroz e do feijão, além do crescimento esperado na produção e da consequente elevação do suprimento nacional, as estimativas dos estoques finais subiram aproximadamente 10% em relação ao relatório anterior. A expectativa é que a safra atual encerre com estoque de passagem de 2,2 milhões toneladas de arroz e de 278,3 mil toneladas de feijão.

As estimativas para o milho também foram ajustadas para cima, com exceção do estoque final, que teve queda de 1,19% em relação ao levantamento anterior, sendo esperado um volume de 10,4 milhões de toneladas ao final do ano safra.

Por fim, para o trigo, destaque para o encerramento da safra 2021 que acontece neste mês de julho. Também foram revisados a quantidade a ser exportada, que passou de 3,15 milhões de toneladas para 3,2 milhões de toneladas, e a estimativa de importação reduziu em 500 mil toneladas.

Com isso, os estoques finais esperados para a safra 2021 a ser finalizada esse mês é de 490 mil toneladas. Para a safra 2022, que se inicia em agosto de 2022 e se encerra em julho de 2023, com a estimativa recorde de produção, a expectativa é que haja uma recuperação dos estoques que foram estimados em 1,25 milhão de toneladas neste levantamento.

Nos siga no Google Notícias