ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Mato Grosso do Sul

Vaquinha virtual pretende ajudar povos indígenas contra coronavírus

Etnia Guarani-Kaiowá, maior do Estado, será beneficiada com equipamentos e produtos para prevenção à Covid-19

Lucas Mamédio | 26/04/2020 07:45
Os Guarani-Kaiowá é considerada a mais vulnerável dentre os povos indígenas do Estado (Foto: Xapuri Info)
Os Guarani-Kaiowá é considerada a mais vulnerável dentre os povos indígenas do Estado (Foto: Xapuri Info)

Possuindo uma das maiores populações indígenas do Brasil, Mato Grosso do Sul se vê diante de um grande desafio: proteger os povos indígenas do contágio do novo coronavírus.

Por isso alguns movimentos sociais do Estado estão organizando uma vaquinha virtual a fim de financiar a compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para as comunidades indígenas Guarani e Kaiowá, a maior etnia em nosso território.

Entre esses movimentos está o Coletivo Terra Vermelha, que luta pela defesa dos povos indígenas desde 2012. Segundo Iara Amaral, membro do coletivo e uma das organizadoras da vaquinha, a ideia surgiu a partir de uma demanda dos próprios indígenas.

“Essa organização foi necessária porque até então o Governo Federal não disponibilizou os equipamentos e produtos necessários para prevenção ao coronavírus”.

Vaquinha virtual pretende arrecadar 10 mil reais (Foto: DIvulgação)
Vaquinha virtual pretende arrecadar 10 mil reais (Foto: DIvulgação)

Apesar da gravidade do cenário, associações indígenas e entidades que os apoiam, como o Terra Vermelha, afirmam que órgãos federais não têm adotado providências para proteger as comunidades - e que há falta de materiais básicos, como máscaras, para lidar com eventuais casos nas aldeias.

Em entrevista à BBC Brasil, a médica sanitarista Sofia Mendonça, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), alerta para o risco do vírus dizimar populações indígenas. "Há um risco incrível de o vírus se alastrar pelas comunidades e provocar um genocídio".

De acordo com o site da vaquinha virtual, a etnia Guarani-Kaiowá é considerada a mais vulnerável dentre os povos indígenas do Estado, devido à falta de terra, de saneamento básico, alimentação adequada, exposição à contaminação por agrotóxicos e ataques de pistoleiros.

“Além de tudo isso, muitos Guarani-Kawioá em área de retomada estão passando fome também, por conta da falta de envio de cesta básica por conta da transferência de responsabilidade entre Governo do Estado e Federal”, explica Iara.

Serviço – A vaquinha tem como objetivo arrecadar 10 mil reais. Você pode acessar o site para doação aqui.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias