ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Acordo entre MS e Amazonas pode modernizar licenciamento ambiental

Software será instalado para agilizar sistema em MS; para AM, o interesse é sistema de outorga de uso de recursos hídricos

Silvia Frias | 24/01/2020 08:37
Em dezembro, técnicos do Imasul foram a Manaus para visita no instituto ambiental (Foto/Divulgação)
Em dezembro, técnicos do Imasul foram a Manaus para visita no instituto ambiental (Foto/Divulgação)

Acordo de cooperação técnica entre institutos ambientais de Mato Grosso do Sul e Amazonas entre em vigor hoje, data de publicação no Diário Oficial. O objetivo em MS é modernizar o sistema de licenciamento ambiental, usando como exemplo o implantado no norte.

Em dezembro, equipe do Instituto de Meio Ambiente de MS foi até Manaus para visita técnica e acertar o acordo de cooperação com o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas). O termo foi assinado no dia 27 de dezembro, mas a validade entra em vigor hoje, com a publicação.

“O Amazonas tem um sistema de licenciamento ambiental que nos interessa e atende. Nós, temos o sistema de outorga de uso de recursos hídricos, que interessa ao Ipaam”, disse o diretor-presidente do Imasul, André Borges, em entrevista concedida em dezembro de 2019. Segundo ele, a transição do sistema para MS será feita pela Universidade Federal de Lavras (MG), que desenvolveu o software.

No Diário Oficial de hoje consta que o intercâmbio será feito por compartilhamento de infraestrutura, códigos-fonte, cessão de uso, documentação e treinamentos. Para o acordo, não está prevista a transferência de recursos entre as partes, sendo a despesa responsabilidade de cada instituto.

Nos siga no Google Notícias