ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Alerta da Embrapa aponta que Rio Paraguai atingirá 5,5 metros até fim de junho

Bruno Chaves | 11/06/2014 11:14
Conforme pesquisador da Embrapa, novo alerta foi emitido devido à quantidade de chuvas na região
(Foto: Carlos Padovani/Embrapa Pantanal)
Conforme pesquisador da Embrapa, novo alerta foi emitido devido à quantidade de chuvas na região (Foto: Carlos Padovani/Embrapa Pantanal)

O nível do Rio Paraguai em Ladário – a 419 quilômetros de Campo Grande – deve atingir 5,5 metros até final do mês de junho, período da cheia do Pantanal em Mato Grosso do Sul. O quarto alerta deste ano, da Embrapa Pantanal, foi elaborado pelo pesquisador Carlos Roberto Padovani e divulgado nesta semana.

Esse nível da cheia já havia sido previsto no segundo alerta, emitido no dia 11 de maio. Em um terceiro boletim, do dia 23 do mês passado, foi feita nova previsão de uma possível máxima em torno de 6 metros em função da quantidade de chuvas que caiu no Pantanal. Era necessário avisar os ribeirinhos e pecuaristas da região para uma cheia de tal magnitude.

“Como essa influência não se concretizou no nível, ela deve influenciar a área alagada e a vazante do rio. Embora haja uma influência das chuvas locais e das águas trazidas por outras fontes, essa influência deverá se expressar mais para o aumento da área alagada e na demora da vazante do que para um aumento significativo no nível máximo em Ladário”, explicou.

Vazante – O pesquisador ainda lembrou que a vazante do Rio Paraguai deve ser lenta, levando, em média, de um a dois meses para voltar aos 4 metros. Padovani lembrou que as próximas medições feitas pela Embrapa Pantanal e parceiros devem informar sobre os níveis dessa vazante e as épocas em que a baixada das águas deve acontecer.

Nos siga no Google Notícias