ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Temporal chegou, mas alerta no celular não tocou? Saiba o motivo

Sistema foi testado em setembro e entrará em ação somente diante de perigo grave; demais alertas permanecem

Por Viviane Oliveira | 06/11/2025 11:38
Temporal chegou, mas alerta no celular não tocou? Saiba o motivo
Queda de árvore durante o temporal de ontem deixou rua interditada no Jardim Autonomista (Foto: Paulo Francis)

Após os temporais registrados no domingo (2) e na segunda-feira (5), muitos internautas comentaram nas redes sociais do Campo Grande News cobrando o funcionamento do alerta da Defesa Civil, aquele que chega com um bip sonoro no celular.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Defesa Civil Estadual esclarece que o sistema de alerta sonoro via celular, testado em setembro em quatro cidades de Mato Grosso do Sul, será acionado apenas em situações extremas que exijam evacuação da população. Para casos menos graves, como avisos de tempestades e ventos fortes, a comunicação continuará sendo feita por SMS e WhatsApp. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente enviando o CEP de sua região para o número 40199.

O sistema foi testado no dia 27 de setembro em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, de forma simultânea em todas as linhas telefônicas ativas. Na ocasião, o objetivo foi verificar o alcance e a eficiência do novo modelo de comunicação de risco.

O gerente de Planejamento e Reconstrução da Defesa Civil Estadual, Sandoval Leonardo Júnior, explicou que esse tipo de notificação, que emite o som característico e aparece na tela do celular, será utilizado somente em casos severos e extremos, como situações de grande perigo ou necessidade de evacuação da população.  “O alerta que você mencionou só será enviado em caso de evacuação da população diante de qualquer evento adverso”, esclareceu Sandoval.

Antes da aplicação do teste do bip, o subtenente Lyderson Oursley Francisco havia destacado que o novo recurso será fundamental no combate a incêndios florestais em áreas críticas de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o equipamento deve ser usado principalmente em Corumbá e Porto Murtinho, cidades com apenas uma estrada de acesso, o que dificulta a mobilidade. Em casos de fogo na região entre Miranda e Corumbá, a ferramenta deve garantir resposta mais rápida diante das limitações geográficas.

Nos demais casos, a Defesa Civil continua enviando mensagens por SMS e WhatsApp com avisos de risco e orientações de segurança. Para receber os alertas por mensagem de texto, o cidadão deve enviar um SMS gratuito para o número 40199, informando o CEP da região onde mora. Após o cadastro, uma mensagem de confirmação é enviada automaticamente, e o usuário passa a receber notificações sobre chuvas intensas, tempestades, ventos fortes e outros eventos climáticos. Veja, baixo, alguns dos comentário.

Temporal chegou, mas alerta no celular não tocou? Saiba o motivo

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.