ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Onça fujona vira mania na internet

Por Paulo Fernandes | 03/01/2011 18:24

Bicho que fugiu do Cras é visto no Twitter, Facebook e Orkut

 Onça fujona vira mania na internet

O episódio considerado bizarro da fuga do filhote de onça por duas vezes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) não para de render comentários nas mídias sociais. O animal já virou comunidade no Orkut, perfil no Twitter e é um dos assuntos que ganha comentários entre usuários de Campo Grande.

A marca das aparições da onça-pintada é o bom humror. No Orkut, a comunidade “Sou fã da onça do Cras” já tem 655 internautas. O perfil diz que o felino é “ninja”, “fera” e mais esperto que seus tratadores. Em um dos tópicos, a onça aparece como “a personalidade do ano de 2010”.

No Twitter, o perfil @oncinhafugida ainda tem poucos seguidores (16), mas faz comentários ácidos. “Só [para] registrar: o coordenador do Cras, o tal do Élcio Borges, era super carrasco comigo. Ainda bem que ele ficava muito tempo na sala dele, no ar”, disse.

Foi uma resposta às críticas de Élcio Borges à opinião de uma bióloga do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), em entrevista ao Campo Grande News.

Na ocasião, Élcio afirmou que o Cras sempre seguiu as orientações do Cenap, mas nunca recebeu apoio para tentar resolver o problema das onças que estão no centro há mais de 9 anos. “É comum pessoas que vivem atrás de uma cadeira em sua sala com ar-condicionado dar opiniões a respeito de atividades de quem desenvolve seus trabalhos no campo”, disse o coordenador.

“Perceberam a gaiolinha que ele me colocou!? Que revolta!”, afirma a @oncinhafugida em outra ocasião. “Passei o dia escondida. Momentos de tensão...”, disse em outro momento.

Embora não tenha sido localizado nenhum perfil da onça no Facebook, a fuga dela é uma das mais comentadas na mídia social.

Onça fugiu duas vezes do Centro de Reabilitação
Onça fugiu duas vezes do Centro de Reabilitação

Reincidente - A onça de 10 meses fugiu pela primeira vez do Centro de Reabilitação no final de outubro de 2010. Ela passou dois meses em liberdade, até voltar para se alimentar e cair em uma armadilha.

Ela ficou em uma jaula construída especialmente para abrigar grandes felinos, mas a grade foi rompida em dois dias pela onça. O animal usou as unhas e os dentes para pasar o réveillon em liberdade.

Ninguém foi punido por conta da fuga. O animal continua solto nas imediações do Cras, onde existe o Parque do Prosa - um lugar de preservação permanente ao lado do Parque dos Poderes, onde ficam as sedes dos Poderes Executivo, Legislativa e Judiciário.

Enquete - Nesta semana, o Campo Grande News quer saber o que deve acontecer com a onça que já fugiu do Cras por duas vezes. As opções são “permanecer na natureza” e “ser capturada e levada para um zoológico”.

A enquete está na capa do site. Por enquanto, a maioria tem votado pela liberdade do felino.