ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Após primeiro tremor de terra, Sonora teve 15 réplicas

A população pode não ter sentido sismos, normais na zona de influência do Pantanal

Por Cassia Modena | 14/05/2025 11:45
Após primeiro tremor de terra, Sonora teve 15 réplicas
Avenida João Leite Schimit, em Sonora (Foto: Silas Ismael/Divulgação)

A cidade de Sonora registrou às 23h41 de segunda-feira (12) um tremor de terra que aparece entre os mais significativos no mundo em lista do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Ela considera todos os registrados entre aquele momento e as 12h desta quarta-feira (14), no horário de Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A cidade de Sonora, em Mato Grosso do Sul, registrou um tremor de terra de magnitude 3.5 na escala Richter na noite de segunda-feira (12). O evento foi seguido por 15 réplicas com magnitudes entre 1.0 e 2.1, conforme dados do Centro de Sismologia da USP. De acordo com a geóloga Edna Maria Facincani, da UFMS, os tremores são considerados normais por Sonora estar na zona de influência do Pantanal, região naturalmente suscetível a sismos. A especialista explica que o tremor principal é de magnitude mediana e as réplicas subsequentes são fenômenos esperados.

O sismo atingiu 3.5 na escala Richter e foi o primeiro de uma sequência de 16 tremores registrados entre segunda e terça-feira (13) no mesmo município.

A magnitude dos outros 15 variou entre 1.0 e 2.1, também segundo o centro da USP .

Edna Maria Facincani, geóloga e professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explica que o tremor maior e os consecutivos são normais.

Segundo ela, o tremor mais forte é classificado como de magnitude mediana e tende a não ser percebido pela população. Esse sismo ocorre por Sonora estar na zona de influência do Pantanal, região naturalmente suscetível a sismos e onde eles são relativamente comuns, acontecendo todos os anos.

A professora ainda esclarece que os sismos sucessivos também são normais. "Esse fenômeno é chamado de réplica. Você tem um sismo maior, como esse de 3.5, seguido por outros menores associados a ele", finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias