Justiça manda prender delegado no lugar de traficante
Baita confusão - Delegado da Polícia Federal acabou “preso” em decisão judicial que concedeu liberdade provisória para motorista flagrado com 545 quilos de cocaína. O equívoco aconteceu no cabeçalho do documento, que começou assim: “Cuida-se da prisão em flagrante de Estevão Vaesso Gabriel de Oliveira”. Contudo, esse é o delegado que lavrou o flagrante. Confusões desse tipo costumam gerar danos morais, quando o equívoco é da imprensa, por exemplo.
Prende e solta - A decisão com tal erro esdrúxulo acabou circulando em vários grupos, pela confusão da Justiça, mas, principalmente, pela insatisfação dos policiais que viram o homem ser preso no sábado à noite e solto ainda no domingo, em menos de 24 horas, apesar da meia tonelada de droga apreendida.
Do Sul!! - O governador Eduardo Riedel recebeu os produtores do filme “Do Sul. A Vingança” e fez questão de destacar a conquista: a produção 100% sul-mato-grossense acaba de ser premiada como Melhor Longa Independente no Los Angeles Film Awards 2025 e também é finalista no World Film Festival. O filme estreia nos cinemas nesta semana e já carrega o selo de exportação do audiovisual local, com direito a palmas nos bastidores do Parque dos Poderes.
Cultura com CNPJ novo - A Câmara de Campo Grande vota nesta terça-feira (13) projeto que cria a Fundação Municipal de Cultura (Fundac), substituindo a atual Secretaria Executiva de Cultura. A nova autarquia terá autonomia administrativa, financeira e funcional, além de ficar vinculada à Segov. Se aprovada, a Fundac será responsável por administrar um B.O crônico, a distribuição do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, o FMIC.
Com apoio da indústria - O senador Nelsinho Trad (PSD), que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, conseguiu o apoio da Confederação Nacional da Indústria para a missão parlamentar que articula aos Estados Unidos. O objetivo é discutir tarifas comerciais e tentar conter medidas protecionistas que afetam exportações brasileiras, como já ocorreu com o aço e o alumínio.
Visitante – A Câmara Municipal de Campo Grande concedeu o título de Visitante Ilustre ao deputado federal Patrus Ananias (PT). Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, Patrus foi homenageado pela trajetória na vida pública e pela visita institucional à Capital. O título é uma das principais honrarias concedidas a personalidades que contribuem com o país e passam pela cidade.
Mais medalhas – A Câmara de Campo Grande criou três novas medalhas para homenagear diferentes setores da sociedade. São elas: Medalha Herói Campo-grandense, destinada a agentes públicos que atuarem com bravura; Medalha Regimento Cidade de Campo Grande, voltada a militares do Exército; e Medalha Laucídio Coelho Neto, para produtores rurais de destaque no município. As homenagens serão entregues em sessões solenes.
Heróis da Capital – A medalha poderá ser concedida a quem prestar relevantes serviços ou demonstrar bravura em resgates, salvamentos e desastres naturais, inclusive em missões de cooperação fora do Estado. A honraria poderá ser entregue postumamente e será acompanhada de diploma e registro no prontuário funcional. O projeto prevê ainda cassação da medalha em caso de demissão ou perda de aposentadoria por infração disciplinar.
Hexacampeão - A Justiça Federal de Três Lagoas rejeitou, pela 6ª vez, um pedido da empresa Paper Excellence para liberar a transferência da Eldorado Brasil Celulose, mantendo a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O juiz Roberto Polini ratificou as liminares que proíbem a conclusão do negócio enquanto não houver autorização expressa do Congresso Nacional e do Incra, devido à presença de terras brasileiras envolvidas na transação.
Novelão - A disputa judicial gira em torno da aquisição da Eldorado, que possui e arrenda cerca de 450 mil hectares — área equivalente a três municípios paulistas. Como o controle passaria a uma empresa estrangeira, ainda que por meio da compra de uma companhia nacional, a operação esbarra na legislação fundiária.