ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Bombeiros atendem 14 focos de incêndio em vegetação por dia em Campo Grande

De 1º a 25 de setembro, foram registradas 350 ocorrências e o número deve subir até o fim do mês

Por Ana Paula Chuva | 26/09/2025 08:29
Bombeiros atendem 14 focos de incêndio em vegetação por dia em Campo Grande
Foco de incêndio em terreno na Avenida Cônsul Assaf Trad (Foto: Marcos Maluf)

Problema recorrente no mês de setembro, os incêndios em vegetação continuam tirando o sossego dos moradores de Campo Grande. Do dia 1º até o dia 25 deste mês, o Corpo de Bombeiros registrou 350 ocorrências na Capital sul-mato-grossense, número que deve subir até o fim do mês.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os incêndios em vegetação têm sido um desafio constante em Campo Grande, com 350 ocorrências registradas apenas em setembro. O Corpo de Bombeiros atende, em média, 14 focos por dia na capital sul-mato-grossense, totalizando 1.513 casos desde janeiro. No estado, o número é ainda mais expressivo, com 3.665 atendimentos. Agosto lidera as estatísticas com 953 ocorrências, seguido por setembro com 896 casos. Incêndios recentes na Avenida Bandeirantes e na Avenida Cônsul Assaf Trad, onde o fogo permaneceu ativo por mais de 15 horas, exemplificam a gravidade da situação.

De janeiro até agora, o total chega a 1.513 atendimentos somente em Campo Grande. No Estado, o número de casos é ainda maior: 3.665. Agosto lidera o ranking com 953 ocorrências, seguido de setembro, que já soma 896 até o momento — e a tendência é de alta até o fim do mês.

A média diária de setembro impressiona: 14 focos de incêndio em vegetação a cada 24 horas. Ontem (25), a fumaça tomou conta da Avenida Bandeirantes, causando transtornos a motoristas e comerciantes. Vídeo enviado por um leitor mostra um terreno em chamas.

Nesta semana, outro incêndio desafiou os bombeiros na Avenida Cônsul Assaf Trad, no Bairro Coronel Antonino. O fogo atingiu a área dos Correios e se manteve ativo por mais de 15 horas, com fumaça constante.

O número de setembro já é o segundo maior do ano em Campo Grande, ficando atrás apenas de agosto, quando foram registradas 381 ocorrências em 31 dias. Já os incêndios em edificações — como casas e comércios — são bem menores: 28 em setembro e 48 em agosto. No acumulado de 2025, os bombeiros atenderam 346 casos desse tipo.

Denuncie - O Corpo de Bombeiros pede que a população denuncie casos de incêndio em vegetação. "É um dever cívico para proteger o meio ambiente e a saúde pública".  Em casos de flagrante os moradores podem procurar a GCM (Guarda Civil Metropolitana) pelo 153 e  os militares pelo 193, que devem ser acionados para todas as ocorrências.

Em casos de queimadas urbanas sem flagrante, a denúncia deve ser feita na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) pelo telefone 156 e na Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Proteção ao Turista) pelo telefone (67) 3325-2567.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.