ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Bombeiros do Paraná vão ajudar no combate a incêndios no Pantanal

Ao todo serão 30 militares enviados para a região ainda nesta quarta-feira

Ana Paula Chuva | 16/09/2020 08:09
Militares em evento de boas vindas nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Militares em evento de boas vindas nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

Trabalho de combate a incêndios no Pantanal ganha reforço com equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná nesta quarta-feira (16). Os militares já estão em Campo Grande e devem ser enviados para a região das queimadas ainda hoje.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Carminati, são 30 militares que vão dar apoio às equipes que já estão no local. Metade do efetivo será encaminhado para Corumbá e os outros 15 vão para Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, conforme a demanda.

Na manhã desta quarta eles participaram de uma reunião com o comandante geral do Corpo de Bombeiros coronel Joilson Alves, que além de dar as boas vindas, deu as orientações necessárias e os militares seguem para os locais onde ficarão sediados.

O evento foi realizado no Centro de Proteção Ambiental do Corpo dos Bombeiros, dentro do  Parque das Nações Indígenas e contou com a participação do titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar ) Jaime Verruck, o coordenador da Defesa Civil Estadual tenente-coronel Fábio Catarineli e o  secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira.

O Pantanal enfrenta o maior incêndio florestal dos últimos anos, com pelo menos 1,4milhão de hectares devastados pelo fogo.

Equipe sendo recepcionada pelo comandante geral do Copor de Bombeiros de MS. (Foto: Marcos Maluf)
Equipe sendo recepcionada pelo comandante geral do Copor de Bombeiros de MS. (Foto: Marcos Maluf)

Situação de emergência –  No dia 14 de setembro o Governo do Estado decretou situação de emergência por 90 dias em Mato Grosso do Sul, por conta dos incêndios no Pantanal e destacou que é preciso adotar “respostas urgentes” para a situação.

Na ocasião foi citado que já são 1.450.000 hectares de áreas queimadas no Mato Grosso do Sul e que o mês de setembro ainda continua “crítico”, com ocorrências bem acima da média dos anos anteriores.

Com esta medida fica autorizado a mobilização dos órgãos estaduais, assim como atuação de pessoas voluntárias para conter os incêndios florestais. Também poderá fazer campanhas de doações para arrecadar recursos e ainda se permite entrar nas casas, para prestação de socorro ou evacuação.

O decreto também autoriza usar propriedades particulares, quando existir “eminente” perigo público. Ficam dispensadas as licitações para compra de materiais, contratações de pessoal em ações emergenciais para conter o aumento das queimadas.

Autoridades durante recepção dos militares nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Autoridades durante recepção dos militares nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias