A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 15 de Setembro de 2019

22/08/2019 13:15

Campanha propaga "falsidades ambientais" sobre Brasil, diz ministro

Em Campo Grande, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores diz que País está "emergindo" e por isso é alvo

Marta Ferreira e Fernanda Palheta
O ministro Ernesto Araújo durante coletiva aos jornalistas nesta manhã. (Fotos: Kísie Ainoã)O ministro Ernesto Araújo durante coletiva aos jornalistas nesta manhã. (Fotos: Kísie Ainoã)

Com imagens da Amazônia em chamas e a hashtag Pray for Amazônia povoando os perfis das redes sociais de anônimos a famosos em todo o mundo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, repetiu em Campo Grande, nesta manhã, o discurso negacionista que vem sendo adotado pelo presidente Bolsonaro ao falar da situação. Para ele, o Brasil está sendo alvo de ataques internacionais com o uso de “falsidades ambientais”.

Araújo participa do encerramento da 8ª Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico para tratar dos investimentos na rota bioceânica, caminho mais rápido para as exportações de Mato Grosso do Sul para o Oceano Pacífico, que reúne representantes brasileiros, argentinos, paraguaios e chilenos deste ontem.

Durante o evento, os incêndios nas vegetações foram tratados pelo ministro em duas oportunidades, espontaneamente no discurso feito aos participantes e depois na entrevista, quando foi provocado pelos jornalistas.

“Nesses últimos dias, vemos claramente que o Brasil está sendo alvo de campanhas deslocadas de ataques ligados à questão ambiental”, afirmou Araújo na fala aos presidentes.


Depois, relatou que o governo admite o desafio de implantar uma política ambiental sólida. Citou estar tratando do tema frequentemente com o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e novamente falou de ataques orquestrados usando a questão ambiental.


O raciocínio apresentado é que existe uma tentativa de enfraquecer o País. “O Brasil está emergindo e muita gente não quer ver ele forte, saindo dos sonos de algumas décadas”, afirmou. “Usam falsidades ambientais para nos atacar”, declarou.

O ministro falou de ataque ao Brasil durante o discurso no evento. O ministro falou de ataque ao Brasil durante o discurso no evento.

“Nesses últimos dias, vemos claramente que o Brasil está sendo alvo de campanhas deslocadas de ataques ligados à questão ambiental”, afirmou Araújo na fala aos presidentes.

Desconfiança – Na entrevista coletiva, o ministro foi perguntado sobre o registro de aumento expressivo nos incêndios florestais na Amazônia. A resposta novamente foi em tom de questionamento dos dados e imagens que vem sendo divulgados, inclusive pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

“Existe muita informação falsa na mídia internacional”, declarou o ministro, sem explicar quais seriam essas informações mentirosas. Sobre as imagens viralizadas na internet, afirmou que algumas sequer são no Brasil ou “são antigas”, mais uma vez sem detalhar.

Araújo reclamou, ainda, que a situação “interfere nas relações exteriores do Brasil”.

Indagado se algum País já procurou o Ministério das Relações Exeriores movido pelo problema ambiental na Amazônia, disse não haver procura ainda. Mas repetiu o risco de prejuízo às relações do Brasil com outras nações, principalmente na seara econômica.

"Isso está muito na imprensa nacional e internacional justamente quando o Brasil está se afirmando como um ator de muito mais peso nas negociações comerciais”, opinou. “Nos preocupa porque o que está saindo na imprensa são coisas distorcidas, são coisas incorretas e que acabam prejudicando nosso esforço de construir uma nova presença do Brasil no mundo", concluiu.

De acordo com o ministro dedicado a cuidar da política externa do Brasil, o governo vai usar "todas as oportunidades" para dissipar uma impressão internacional que, segundo ele, provoca uma visão distorcida do Brasil quando o assunto é proteção ao meio ambiente.

Imagem produzida pela Nasa, disponível nos perfis oficiais do órgão, mostra fumaça produzida pelos incêndios florestais. (Foto: Nasa)Imagem produzida pela Nasa, disponível nos perfis oficiais do órgão, mostra fumaça produzida pelos incêndios florestais. (Foto: Nasa)


O ministro falou tudo que queria falar.
Agora acredite quem quiser.
 
Critico em 22/08/2019 14:58:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions