A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

23/09/2017 19:19

Campo Grande sediará 1º Colóquio Internacional de Emergências e Desastres

Luana Rodrigues
Incêndios florestais estão entre desastres registrados. (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)Incêndios florestais estão entre desastres registrados. (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Cada vez mais frequentes no planeta, em função do descaso humano para com as leis da natureza, ou pelas mudanças no clima, os desastres ambientais serão tema de um Colóquio Internacional realizado em Campo Grande.

Coma presença de pesquisadores de todo o país, o evento será nos dias 5 e 6 de outubro, no auditório Plínio Santos, bloco 5 da Universidade Anhanguera, e conta com apoio da Fundação Manoel de Barros. O Colóquio é realizado pelo portal Emergência Online.

No dia 11 de setembro, Mato Grosso do Sul registrou o centésimo desastre natural, causado por fenômeno climático. Foi um incêndio florestal em Paranhos – município distante cerca de 469 quilômetros de Campo Grande. Pela primeira vez desde 1974, a marca histórica de 100 ocorrências naturais é registrada no Estado, no período de janeiro a setembro.

No Brasil, os desastres são reconhecidos legalmente pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais, como situação de emergência e estado de calamidade pública. Os desastres ambientais causados pela negligência são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como por exemplo a contaminação de rios.

Já os desastres naturais são causados pelo impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas.

Os impactos ambientais só são tidos como desastres ambientais quando os seus danos e prejuízos são incalculáveis e de difícil restituição. Caso não tenha danos ou ocorra em áreas não ocupadas o fenômeno é apenas um evento natural.

Os desastres podem ser caracterizados por deslizamentos, enxurradas, vendavais, incêndios em instalações industriais e em edificações com grandes quantidades de usuários, abalos sísmicos, erupções vulcânicas e outros, que acontecem repentinamente.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions