ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Capataz é multado por deixar cavalo morrer amarrado em poste de madeira

Animal teria se enforcado tentando se desvencilhar da corda em que estava amarrado

Jhefferson Gamarra | 24/06/2022 10:57
Animal morto encontrado pelos policiais na propriedade rural (Foto: Divulgação/PMA)
Animal morto encontrado pelos policiais na propriedade rural (Foto: Divulgação/PMA)

Durante fiscalização em propriedades rurais de Bela Vista, cidade a 312 quilômetros de Campo Grande, realizada na tarde de ontem (23), a PMA (Polícia Militar Ambiental) multou um homem de 47 anos, que trabalha como capataz em uma fazenda, por deixar um cavalo morrer amarrado em um poste de madeira.

Militares fiscalizavam a exploração ilegal de madeira para aumento de área de pastagem na propriedade, quando encontraram próximo ao mangueiro de gado, um animal morto amarrado a um poste de madeira.

Diante do flagrante, o capataz da fazenda informou à equipe policial, que no dia anterior (22), um funcionário da propriedade estava bebendo e fazendo a doma do animal. Ele disse não ter visto que isso havia acontecido e que provavelmente o cavalo teria se enforcado tentando se desvencilhar da corda. O funcionário alegou ainda que não sabia precisar por quanto tempo o animal estaria preso no local.

Ao todos, 22 exemplares de árvores foram derrubadas sem autorização ambiental (Foto: Divulgação/PMA)
Ao todos, 22 exemplares de árvores foram derrubadas sem autorização ambiental (Foto: Divulgação/PMA)

Além do animal encontrado morto, vítima de maus-tratos, foram encontradas 22 árvores derrubadas das espécies ipê, angico, cumbaru e coqueiro sem autorização do órgão ambiental.

Pela derrubada das árvores, o proprietário da fazenda de 42, que não estava no local, foi autuado e foi multado administrativamente em R$ 6,6 mil. O funcionário da fazenda, que amarrou e negligenciou cuidados ao cavalo que foi a óbito, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1 mil. Ele também responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. A pena é de três meses a um ano de prisão.

Nos siga no Google Notícias